Iniciativa beneficia 140 mil pessoas e motiva «participação cívica»
Lisboa, 03 nov 2011 (Ecclesia) – O projeto internacional ‘Do Something’ (faz alguma coisa), que chegou a Portugal há um ano pela mão da associação para o desenvolvimento Tese, envolve 2800 jovens em ações de voluntariado e intervenção social.
Na base do conceito que segundo os promotores beneficia quase 140 mil pessoas, está a convicção de “que todos os jovens podem fazer a diferença” e que “o importante é que façam, seja muito ou pouco”, explicou ao programa ECCLESIA (RTP-2) a coordenadora da iniciativa, Sofia Oliveira.
“A causa” do projeto é a “participação cívica”, pelo que o programa visa “apoiar os jovens e fornecer todo o tipo de recursos e ferramentas para que possam concretizar as suas ideias, implementar projetos e serem ativistas e empreendedores”, afirmou.
A quem acredita “no seu poder de mudança social”, o ‘Do Something’ “oferece uma variedade enorme de causas”, que podem ser executadas localmente ou noutros países, correspondendo à “enorme variedade de paixões e talentos” da juventude.
A cidadania exerce-se “nas mais pequenas coisas”: na escola, por exemplo, podem ser propostos “planos de poupança de energia”, “campanhas de sensibilização sobre temas como a discriminação” ou o ajardinamento de espaços, apontou Sofia Oliveira.
Carolina Marques, uma das integrantes do programa, quer levar adiante um projeto para “combater o desperdício de comida e, ao mesmo tempo o desequilíbrio ambiental e a fome, reorganizando os recursos desperdiçados”.
Eloi, outro dos participantes, salientou o enriquecimento proporcionado pelas ações de formação: “Ficamos com mais conhecimento, sobretudo o das pessoas aqui envolvidas, que tentam dar o melhor delas e partilhar a sua experiência, que é muito valiosa”.
“Saio com muitos contactos de pessoas com ideias próximas das minhas”, referiu Sandro Almeida, que desta forma assume um dos objetivos do projeto, tal como é enunciado por Sofia Oliveira: “Mais do que aprender, procura criar-se uma comunidade”.
O ‘Do Something’, criado em parceria com a Fundação EDP, vai atribuir seis distinções no valor unitário de mil euros a jovens que se destacam como agentes de mudança social nas suas comunidades.
Os prémios pretendem “mostrar à sociedade portuguesa que esta geração é, acima de tudo, do desenrasca”, ao mesmo tempo que se visam “inspirar mais pessoas” a seguir esses “exemplos” e, “acima de tudo, premiar e reconhecer o voluntariado e a iniciativa”.
A gala, marcada para 19 de novembro no Museu da Eletricidade, em Lisboa, conta com a presença de figuras públicas, bandas portuguesas e artistas convidados.
A reportagem sobre o projeto foi exibida no programa desta quarta-feira, podendo ser visto no canal da Agência ECCLESIA no YouTube a partir do minuto 5’03.
PTE/RJM