Educação: Igreja Católica quer reforçar ajudas aos alunos mais desfavorecidos

Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior espera que «os estudantes correspondam a esta atitude com empenho e bons resultados académicos»

Lisboa, 03 out 2011 (Ecclesia) – O Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior (SNPES) quer reunir condições para a criação de um “fundo solidário” em todas as dioceses com ensino universitário, para “dar resposta cabal” às necessidades dos estudantes mais desfavorecidos.

“A nossa meta é podermos dizer que no final de 2012 há uma resposta mais ou menos estruturada em cada uma das dioceses”, apontou hoje o presidente do SNPES, padre Nuno Santos, em declarações à Agência ECCLESIA.

Aquele organismo da Igreja Católica esteve reunido entre sexta-feira e sábado em Fátima, para “partilhar estratégias” de implementação de fundos deste género, recorrendo às experiências que já decorrem em algumas regiões do país.

“Temos o caso da diocese do Porto, que já tem 18 anos de história na aplicação destas ajudas mas que precisa de reforçar o conceito, no contexto dos novos desafios económicos e sociais”, exemplificou o sacerdote.

Projetos mais recentes, implementados em Coimbra, Setúbal, Lisboa e Funchal, também foram analisados, para que “pudessem servir de inspiração e motivação a quem quer agora começar”.

O presidente do SNPES frisou que “a Igreja Católica, ao pegar nesta questão, mostra que percebe que o ensino superior é determinante para uma sociedade, mas ao mesmo tempo espera que os estudantes correspondam a esta atitude com empenho e bons resultados académicos”.

“Parece-nos que é necessário reforçar em Portugal uma cultura de estudo e de dedicação nos estudantes”, sublinhou aquele responsável, lamentando “comportamentos de alguma boémia” que se verificam entre alguns jovens universitários.

O padre Nuno Santos defendeu ainda um “maior envolvimento” dos jovens nos custos decorrentes da sua formação académica, “porque muitas vezes os pais fazem inúmeros sacrifícios, sem haver uma correspondência da parte dos filhos”.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top