Iniciativa promovida por equipa do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
Lisboa, 14 out 2011 (Ecclesia) – A equipa de Arquitetura do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) inaugura hoje, no Porto, a exposição referente ao 4.º Prémio Internacional Frate Sole, que distingue espaços religiosos.
A iniciativa, que decorre na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa até 4 de novembro, inclui no dia de abertura com uma conferência do arquiteto Bernardo Miranda, dedicada ao tema “Arquitetura e Liturgia: a escassez como oportunidade”.
No sábado realizam-se duas visitas guiadas, à capela do CREU (Centro de Reflexão e Encontro Universitário), no Porto, pelos arquitetos Nuno Valentim e Frederico Eça, e capela de São José, em Quebrantões, pelo arquiteto José Fernando Gonçalves).à
Antes de chegar ao Porto, a exposição foi apresentada em Lisboa, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, em maio do presente ano, e em Ourense, Espanha, em novembro de 2009, associada ao 2.º Congresso Internacional de Arquitetura Religiosa Contemporânea.
A mostra é composta por 17 paineis, onde se encontram o Primeiro e Segundo Prémios, Menções Honrosas e Projetos Finalistas.
A acompanhar a exposição, apresentar-se-á disponível o livro-catálogo “Premio Internazionale di Architettura Sacra «Frate Sole»”, com um total de 83 páginas, publicado em 2008 pela editora italiana Skira.
RM/SNPC/OC