Alemanha: Papa encontrou-se com a chanceler Angela Merkel

Integração europeia e crise financeira entre os temas abordados

Berlim, 22 set 2011 (Ecclesia) – Bento XVI encontrou-se hoje em privado com a chanceler Angela Merkel, em Berlim, no âmbito da sua primeira visita de Estado à Alemanha, tendo falado sobre a situação da Europa e a evolução dos mercados financeiros internacionais.

“Falei com o Papa sobre os mercados financeiros e sobre o facto de a política dever ter a força suficiente para determinar a vida das pessoas e não dever ser impelida pelos referidos mercados”, disse a dirigente democrata-cristã aos jornalistas.

“A Europa interessa muito ao Papa”, afirmou ainda a chanceler germânica, que sublinhou a importância da integração europeia para os alemães.

O encontro oficial decorreu na sede da Conferência Episcopal da Alemanha, na qual estava presente o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.

Após um almoço com a comitiva papal na Academia Católica, Bento XVI desloca-se para a nunciatura apostólica [embaixada da Santa Sé].

Esta tarde, o Papa vai discursar perante o parlamento alemão, o Bundestag, um gesto que gerou protestos de alguns partidos da oposição.

No mesmo local, receberá representantes da comunidade judaica na Alemanha, antes da missa que encerra este primeiro dia de visita, no Estádio Olímpico de Berlim – cidade com apenas 7% de católicos [dados do Vaticano] -. onde se esperam mais de 70 mil pessoas.

O arcebispo local, D. Rainer-Maria Woelki, mostra-se “orgulhoso” por poder receber o Papa e convidou as pessoas a “ouvirem o que ele tem a dizer e depois julgarem” por si próprias.

“Estou convencido de que vale a pena ouvir o que ele tem a dizer, mesmo como uma mente crítica, ainda que nem todos concordem com tudo”, referiu à Rádio Vaticano.

Bento XVI chegou esta manhã à capital da Alemanha, onde foi recebido pelo presidente federal, Christian Wulff, e pela chanceler Merkel, para além de outras autoridades civis e religiosas e uma representação de católicos alemães.

O Papa esteve na sua terra natal em 2005 (Jornada Mundial da Juventude em Colónia) e 2006 (visita à Baviera, região onde nasceu).

Esta terceira viagem à Alemanha, a 21ª ao estrangeiro (16ª na Europa), conta com passagens por Berlim, Erfurt, Etzelsbach e Friburgo, tendo como lema ‘Onde há Deus, há futuro’.

Joseph Ratzinger, hoje Bento XVI, nasceu em Marktl am Inn, diocese de Passau (Alemanha), no dia 16 de abril de 1927 e foi eleito Papa no dia 19 de abril de 2005.

OC

Notícia atualizada às 13h15

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top