Educação: Escola católica deve investir na formação pedagógica e teológica

Coimbra, 05 set 2011 (Ecclesia) – As instituições de ensino católicas devem centrar-se na formação pedagógica e teológica, considera o especialista em educação Óscar Alonso, orador de um encontro realizado quinta e sexta-feira em Coimbra.

A prioridade é “apostar numa formação pedagógica séria”, seguida da aprendizagem da teologia e da transmissão da mensagem cristã através de modos e vocabulários compreensíveis pelas crianças, afirmou o perito espanhol à ECCLESIA.

Óscar Alonso, que interveio no seminário “A missão do professor católico na Escola Católica”, organizado pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã, salientou que a comunicação de conceitos e vivências cristãs tem recorrido a “conceitos teológicos antigos que as famílias e os alunos não entendem”.

A irmã Maria da Glória Cordeiro, responsável do Colégio Rainha Santa Isabel, que acolheu a iniciativa, salientou que o objetivo da sua escola é “estimular a formação teológica”.

“Alguns dos nossos [professores] leigos estão já a fazer o curso de Ciências Religiosas, enquanto que outros avançam para Teologia e para a Catequese Avançada”, referiu a religiosa.

PTE/RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top