Madrid: Confrontos na véspera da chegada de Bento XVI

«Marcha laica» encontrou-se com os jovens católicos da JMJ e acabou em choque com a polícia

Madrid, 17 ago 2011 (Ecclesia) – Milhares de pessoas manifestaram-se hoje nas ruas de Madrid contra a utilização de dinheiros públicos na organização da visita de Bento XVI, numa iniciativa que acabou em confrontos no centro da cidade.

A chamada ‘marcha laica’, convocada por diversas instituições, chegou à Porta do Sol, esta tarde, local onde se encontrou com alguns jovens participantes na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), sendo os grupos separados por um cordão policial para evitar confrontos.

Apesar da troca de insultos e algumas cenas de tensão, os manifestantes contra a viagem papal acabaram por seguir o seu percurso, após terem sido afastados os peregrinos.

Posteriormente, alguns elementos da ‘marcha laica’ entraram em choque contra as forças policiais, cenas que foram registadas pela transmissão da televisão pública espanhola, a TVE.

O presidente da organização ‘Europa laica’, Francisco Delgado, declarou à Europa Press que a marcha quer mostrar que a população espanhola não é só “católica” e que o protesto não é contra Bento XVI, mas uma reivindicação de um “Estado aconfessional”.

Sob o lema ‘Dos meus impostos, zero para o Papa. Por um Estado laico’, os manifestantes marcharam com centenas de cartazes críticos.

“Nós nunca convocaríamos uma manifestação contra os ateus”, respondeu um dos jovens peregrinos presentes em Madrid.

O diretor financeiro da JMJ de Madrid afirmou na última semana que esta iniciativa da Igreja Católica vai ter “custo zero” para os contribuintes espanhóis.

Em conferência de imprensa, Fernando Giménez Barriocanal adiantou que a JMJ 2011 tem um orçamento de 50 milhões de euros, sustentando em larga medida (31 milhões de euros, 62% do total) pelas inscrições dos peregrinos (mais de 456 mil), procedendo o restante de patrocínios e donativos particulares.

A JMJ 2011 decorre desde terça-feira e até domingo, na capital espanhola, onde são esperados mais de um milhão de peregrinos, a quem se vai juntar o Papa Bento XVI, nos últimos quatro dias do maior evento juvenil organizado pela Igreja Católica.

O portal Agência ECCLESIA está a acompanhar 26ª edição da Jornada Mundial da Juventude com uma secção dedicada ao encontro, onde além de notícias atualizadas se inclui a edição especial em «pdf» criada para o evento, bem como vídeos e ligações para as emissões em direto de televisão e rádio.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top