JMJ 2011: Pré-jornadas de Córdoba foram «mais-valia» para jovens de Aveiro

Secretariado diocesano da pastoral juvenil destaca «acolhimento sem reservas» da comunidade local e um «programa diversificado de oração e lazer»

Lisboa, 16 ago 2011 (Ecclesia) – A preparação dos 245 jovens da diocese de Aveiro para as Jornadas Mundiais da Juventude terminou esta segunda-feira com “balanço positivo”, na província espanhola de Córdoba, região autónoma de Andaluzia.

A diretora do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional (SDPJV) de Aveiro realça que “se cumpriram os objetivos estabelecidos para esta fase de pré-jornada”, organizada pelo arciprestado de Priego de Córdoba, entre 11 e 15 de agosto.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, Ondina Matos destaca “o acolhimento sem reservas das famílias, comunidades paroquiais e instituições locais”, considerando-o como uma “mais-valia” para os jovens aveirenses.

Recorda ainda o “programa diversificado com espaços de oração e lazer, procissões, visitas turísticas e eucaristias” disponibilizado por paróquias como Carcabuey e Almedenilla, através do qual “peregrinos, famílias e anfitriões se foram conhecendo e comungando do mesmo entusiasmo”.

Durante cinco dias, a comitiva portuguesa foi mesmo adotada pela população andaluz, que a incluiu até nas suas manifestações religiosas mais tradicionais.

No dia 13 de agosto, a procissão Nuestro Padre Jesús Nazareno, que se realiza habitualmente durante a semana santa ou no último domingo de maio, “saiu propositadamente” à rua, “assinalando a passagem dos jovens portugueses em pré-jornada na cidade”.

Um momento de exceção que, segundo a diretora do SDPJV de Aveiro, foi acompanhado por “uma verdadeira multidão de devotos” e que já não acontecia desde 1939, data em que se assinalou o final da guerra civil espanhola.

Esta segunda-feira, a celebração da Assunção de Nossa Senhora, na Catedral de Córdoba, foi também complementada com uma eucaristia de envio para os peregrinos aveirenses, presidida pelo bispo diocesano, D. Demétrio Fernández.

Os jovens portugueses partiram depois para o sul de Madrid, onde já estão instalados no complexo da Universidade Politécnica local.

Esta noite, a partir das 20h00 (menos uma em Lisboa), o grupo vai marcar presença na missa de abertura das Jornadas Mundiais da Juventude, na praça de Cibeles, presidida pelo arcebispo de Madrid, cardeal Rouco Varela.

O portal Agência ECCLESIA está a acompanhar a edição de 2011 da Jornada Mundial da Juventude, que decorre entre os dias 16 e 21 deste mês, com umasecção dedicada ao encontro, onde além de notícias atualizadas se inclui a edição especial em «pdf» criada para o evento, bem como vídeos e ligações ao site oficial da JMJ.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top