Vaticano: Santa Sé oficializa estabelecimento de relações diplomáticas com a Malásia

Portugueses foram os primeiros missionários a chegar ao território asiático, no século XVI

Cidade do Vaticano, 27 jul 2011 (Ecclesia) – O Vaticano anunciou hoje, em comunicado, o estabelecimento oficial de relações diplomáticas entre a Santa Sé e a Malásia, que acontece após o encontro do último dia 18 entre o Papa e o primeiro-ministro malaio.

“A Santa Sé a Malásia, desejosas de promover elos de amizade mútua, decidiram de comum acordo estabelecer relações diplomáticas a nível de Nunciatura Apostólica, por parte da Santa Sé, e de Embaixada, por parte da Malásia”, indica a nota oficial divulgada esta manhã.

A Santa Sé tem relações diplomáticas com cerca de 180 países, a que se junta agora a Malásia, nação asiática em que o Islão é religião oficial e onde residem cerca de 850 mil católicos numa população de 28 milhões de pessoas.

A Rádio Vaticano sublinha, a este respeito, que a Igreja Católica está presente na Malásia desde 1511, com a chegada dos primeiros missionários portugueses à cidade de Malaca, onde se deslocou também São Francisco Xavier em 1545.

Atualmente, a Igreja conta nove circunscrições eclesiásticas, com três sedes metropolitanas, 11 bispos, 274 padres diocesanos, 249 religiosos (119 dos quais sacerdotes) e 759 religiosas.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top