Salesianos: Acampamento nacional juvenil reforça espírito de serviço de crianças e jovens

Animadores acreditam que «eles podem ser fermento no meio dos amigos, na catequese e na escola»

Lisboa, 23 jul 2011 (Ecclesia) – O acampamento nacional do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) congregou este ano 254 crianças, jovens e animadores, e decorreu desde a primeira hora por um clima de “unidade e entusiasmo”, adianta o padre Aníbal Mendonça.

“Começámos este ano com a profissão perpétua de um jovem salesiano, o que deu aos mais novos a oportunidade de presenciarem um ato de entrega e serviço, tónicas que marcaram todas as atividades” referiu o coordenador do evento, em entrevista concedida hoje à Agência ECCLESIA.

Este encontro decorreu em Cantanhede, no Parque de Campismo da Tocha, entre 17 e 21 de julho, e procurou dar continuidade ao tema proposto pelo MJS este ano, “Vinde e Vede”.

“Acreditamos que eles podem ser fermento no meio dos amigos, na catequese e na escola, e estas atividades ajudam-nos a promover a sua formação religiosa, a assumir a sua vocação e a não ficarem fechados sobre si próprios”, explica o sacerdote.

Vindos de todo o país, crianças e jovens com idades entre os 10 e os 15 anos entregaram-se às reflexões propostas e experiências de retiro, com uma alegria que surpreendeu todos à sua volta.

“Vê-se que há ali uma predisposição para acolher o outro que toca o coração de quem está de fora”, salienta o padre Aníbal Mendonça, que espera que “os frutos produzidos abram a porta a mais jovens, para integrarem o movimento”.

O acampamento é uma organização conjunta da delegação nacional salesiana de pastoral juvenil e da equipa de pastoral juvenil das Filhas de Maria Auxiliadora, promovida pela Província Portuguesa da Sociedade Salesiana.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top