Lisboa: Eucaristia, adoração, vésperas e procissão assinalam celebração do Corpo de Deus

Lisboa, 08 jun 2011 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, vai presidir no dia 23 de junho à celebração eucarística da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpo de Deus), na Sé local, pelas 11h30.

Segundo o site oficial do patriarcado, após a eucaristia, ainda na Sé de Lisboa, haverá um momento de adoração do Santíssimo Sacramento – hóstia que os católicos acreditam ser o próprio Jesus Cristo -, até às 16h00.

Uma hora mais tarde, inicia-se a oração litúrgica de vésperas, no Largo da Sé.

A procissão do Corpo de Deus tem início marcado para as 17h30, com o seguinte percurso: Largo da Sé, Rua das Pedras Negras, Rua da Madalena, Rua dos Condes de Monsanto, Praça da Figueira, Rua da Prata, Rua da Conceição, Rua de Santo António da Sé e Largo da Sé.

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como “Corpo de Deus”, começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade de Liège, na atual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV através da bula “Transiturus”, em 1264.

A “comemoração mais célebre e solene do Sacramento memorial da Missa”, nas palavras de Urbano IV, recebeu várias denominações ao longo dos séculos: festa do Santíssimo Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo; festa da Eucaristia; festa do Corpo de Cristo.

Hoje denomina-se solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, tendo praticamente desaparecido a festa litúrgica do “Preciosíssimo Sangue”, a 1 de julho.

A procissão com o Santíssimo Sacramento é recomendada pelo Código de Direito Canónico, no qual se refere que “onde, a juízo do Bispo diocesano, for possível, para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia faça-se uma procissão pelas vias públicas, sobretudo na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo” (cân. 944, §1).

A Igreja considera que o Santíssimo Sacramento, ao passar no meio das cidades, promove expressões de amor e agradecimento por parte dos fiéis, sendo também fonte de bênçãos.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top