Vaticano: Concluída primeira fase da visita à Igreja na Irlanda

Casos de abusos sexuais de menores estiveram em análise desde novembro de 2010

Cidade do Vaticano, 06 jun 2011 (Ecclesia) – O Vaticano deu hoje como encerrada a primeira fase da “visita apostólica” à Irlanda, para analisar os casos de abusos de menores da parte de membros do clero, iniciada em novembro de 2010.

Em comunicado oficial, a sala de imprensa precisa que os visitadores estavam encarregados de verificar “as relações atualmente existentes entre as várias partes da Igreja local, seminários e comunidades religiosas” e verificar a “eficácia das medidas entretanto adotadas em resposta aos casos de abusos”.

O desenrolar dos trabalhos é apresentado como “muito profícuo”, sublinhando-se a “colaboração de todos aqueles que para tal têm contribuído”, nas arquidioceses, seminários e institutos religiosos.

Segundo a nota oficial, os relatórios dos visitadores foram entregues aos dicastérios da Santa Sé, que já os analisaram, tendo decidido que não estão previstas mais visitas às dioceses e seminários irlandeses.

Quanto aos Institutos com casas religiosas na Irlanda, estão previstas visitas a algumas comunidades, anunciando o Vaticano que “nos próximos meses, os dicastérios competentes fornecerão orientações aos bispos”.

No início de 2012 a Santa Sé divulgará uma síntese geral dos resultados e das perspetivas levantadas pela visita, nomeadamente em vista da “missão nacional”, anunciada na carta que Bento XVI escreveu aos católicos na Irlanda, em março de 2010.

Nessa missiva, o Papa admitiu falhas “na aplicação das normas do direito canónico codificado há muito tempo sobre os crimes de abusos de jovens” e “sérios erros no tratamento das acusações”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top