Por ocasião do 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, para o qual o Papa Bento XVI escreveu uma magnífica mensagem intitulada “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”, vamos neste breve artigo, olhar para alguns bons exemplos de comunicação da identidade católica através das ferramentas digitais. Tentaremos abordar três distintos projetos, que de certa for- ma, representam a diversidade da Igreja, quer pela forma como comunicam, pela sua eficácia, o seu espírito inovador, e ainda pela identidade, valores e cultura católica.
Começamos por apresentar o blogue “Tribo de Jacob” (http://tribodejacob. blogspot.com/). Este projeto pessoal que conta já com mais de 2 anos de vida, é da autoria do Dr. Jorge Pires Ferreira, jorna- lista e diretor-adjunto do jornal diocesano Correio do Vouga. A razão pela qual tra- zemos este blogue para estas páginas, prende-se essencialmente pelos conteú- dos que apresenta, pelas permanentes atualizações e ainda pela pertinência dos assuntos abordados. Conforme refere o autor, ele decidiu criar este blogue cen- trado nos seus interesses católicos, sejam eles livros, artigos e crónicas de jornais e revistas, efemérides relacionadas com o cristianismo, “linguagem de inspiração religiosa na cultura não especificamente confessional”, textos da sua autoria e ainda algumas pitadas de humor. No fundo, escreve o autor, “ponho neste blogue o que gostaria de encontrar num blogue católico livre, dialogante, ecumé- nico, aberto à cultura. (…) Em comunhão com Roma, o que não significa abdicar da crítica na procura da verdade.”
Passamos agora para um projeto que iniciou também ele com um blogue, mas que rapidamente se tornou em algo mais evoluído, vindo a dar lugar ao sitio “www.cristojovem.com”. Iniciado em outubro de 2006, o portal Cristo Jovem (CJ) é “um espaço on-line que pretende reunir num único local vários assuntos de interesse para os jovens e para aqueles que com eles trabalham” de índole eminentemente cristã. A quantidade de recur-
sos disponíveis, nomeadamente notícias, música cristã, fórum, passatempos, Widoo, GODzine, fotos, e vídeos, fazem deste projeto um dos melhores, senão o melhor, em termos de comunicação cristã para os jovens. Consideramos que o CJ ocupa atualmente um espaço que é seu por direito tornando-se assim na plataforma de excelência para comunicar Deus às centenas de jovens que fre- quentam este sítio. Conforme referem os seus autores, é pelos jovens e para os jovens que a equipa liderada pelo Miguel Mendes trabalha, essencialmente, para dar a conhecer à juventude “esse Deus que tanto nos ama”.
Por último, apresentamos um projeto institucional de caráter diocesano que se encontra presente no endereço www. diocese-porto.pt. Apesar da existência de algumas propostas bastante interessantes, em algumas dioceses de Portugal, claramente a plataforma digital da Diocese do Porto se destaca pela positiva. A qualidade do design apresentado, que vai mudando de acordo com os diferentes tempos litúrgicos e/ou vivências diocesanas, a regularidade das atualizações, a diversidade de conteúdos e a quantidade de opções disponíveis, fazem deste portal um caso de estudo e um exemplo a ser seguido por outros organismos da Igreja. A título de exemplo, permitam-nos somente destacar, o terço digital onde podemos rezar o terço usando uma aplicação informática muito bem projetada, e o paço episcopal, onde numa plataforma 3D realizamos extraordinária visita virtual à atual residência de D. Manuel Clemente.
Conforme podemos verificar, estes são três dos muitos projetos que atualmente estão presentes na internet, que de uma forma original, séria e profunda, tornam presente o Evangelho na rede.
Fernando Cassola Marques