Eleições: Bispos pedem critérios «éticos» para decidir sentido de voto

Secretário da Conferência Episcopal apela à «honestidade» e à «atenção aos mais carenciados»

Fátima, Santarém, 04 mai 2011 (Ecclesia) – Os bispos de Portugal querem que o voto nas legislativas de 5 de junho tenha como critério os “valores éticos” defendidos pelos candidatos, a “verdade que proclamam, a honestidade e a atenção aos mais carenciados”.

Os prelados salientam que as eleições para a Assembleia da República constituem um “momento privilegiado de exercício da cidadania” e esperam que os eleitores “saibam votar” nos candidatos com “o perfil adequado”, afirmou hoje o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

O episcopado considera que “na presente situação de crise o mais crucial é exercer o direito e dever de votar”, referiu o padre Manuel Morujão em conferência de imprensa realizada ao início da tarde no Santuário de Fátima, onde até quinta-feira decorre a 177.ª assembleia plenária do episcopado.

O secretário da CEP adiantou ainda que os bispos optaram por não publicar uma nova nota pastoral sobre as eleições, dado que em 2009 foi apresentado um documento similar com os critérios para a escolha dos candidatos.

RM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top