João Paulo II: Beatificação no dia da Divina misericórdia, criado pelo Papa polaco (redação corrigida)

Momento de preparação vai ter intervenção em português

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 01 mai 2011 (Ecclesia) – A beatificação de João Paulo II acontece hoje, domingo da Divina Misericórdia na Igreja Católica, uma festa criada pelo próprio Papa polaco.

A celebração vai estar em destaque durante a hora de preparação para a Missa, a partir das 09:00 (08:00 em Lisboa), lembrando uma devoção particularmente querida de Karol Wojtyla (1920-2005) e ligada à santa polaca Faustina Kowalska, religiosa polaca nascida em 1905 e falecida em 1938.

Foi o próprio João Paulo que canonizou Kowalska, a 30 de abril de 2000, apresentado-a como “zelosa mensageira de Jesus Misericordioso”.

A data escolhida para a beatificação é também a celebração litúrgica mais próxima da morte de João Paulo II, que faleceu na véspera da festa da Divina Misericórdia em 2005 – celebrada anualmente o primeiro domingo depois da Páscoa.

Na Praça de São Pedro, diante do altar, está já a imagem da Divinia Misericórdia, vinda da igreja do Espírito Santo, em Sassia, que irá estar exposta durante a recitação da “coroa”, oração semelhante ao rosário, em que se pede o “perdão dos pecados”.

Em português, vai ser lida uma passagem da homilia de João Paulo II na canonização de Santa Faustina, na qual o Papa afirmava ser “necessário que também a humanidade de hoje acolha no cenáculo da história Cristo ressuscitado, que mostra as feridas da sua crucifixão”.

Os textos, nas várias línguas, serão lidos por alguns membros da postulação, que nestes anos trabalharam no processo de beatificação.

Este momento de preparação termina com uma invocação em polaco, “Jezu ufam tobie” – Jesus, confio em ti.

João Paulo II é beatificado, seis anos após a sua morte e do funeral, em que muitos pediam uma canonização imediata, com o grito «santo súbito» (santo já).

A missa da beatificação, penúltima etapa para o reconhecimento como santo, pela Igreja Católica, decorre na Praça de São Pedro, a partir das 10:00 (menos uma hora em Lisboa), local para onde clonfluem, desde as primeiras horas do dia, centenas de milhares de pessoas.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top