Viseu: Sacerdotes dispensados do ministério reuniram-se com o bispo da diocese

D. Ilídio Leandro destaca «contributo válido» do grupo para o Sínodo promovido pela Igreja local

Viseu, 28 Mar (Ecclesia) – O bispo de Viseu reuniu-se este sábado com um grupo de sacerdotes dispensados do exercício do ministério, destacando o seu contributo para o Sínodo que a diocese está a promover.

Em nota publicada pelo gabinete de informação da diocese, assinala-se que o encontro foi “um tempo de confraternização e reflexão”.

D. Ilídio Leandro “desafiou este grupo de fiéis ordenados da diocese a serem caminhantes empenhados no desafio sinodal, que, desde Outubro, interpela cada um a reflectir sobre a Igreja”.

Este tipo de encontros tem vindo a realizar-se desde Dezembro de 2009, como forma de chegar aos cerca de 30 padres de Viseu que abandonaram o ministérios, por diversos motivos.

Para D. Ilídio Leandro, estas pessoas podem dar “um contributo válido à reflexão que se pretende exercitar, ao longo da realização do Sínodo”.

“Seria uma perda a diocese não contar com o contributo que eles poderão trazer a esta reflexão, partilhando o que foi e é a sua vivência em Igreja, com as limitações, desafios e inquietações que encontram no seu dia a dia, enquanto cristãos que bem sabem das implicações do seu Baptismo”, refere a nota diocesano.

Neste contexto, assinala-se que “se o Sínodo é dirigido a todos, tanto aos que estão dentro, como aos que estão na «fronteira», ou mesmo aos que estão distantes, por quaisquer razões que tenham, também os sacerdotes dispensados do exercício do ministério sacerdotal deverão ter o espaço e oportunidade de trazerem à partilha a sua experiência de vida de fé, numa Igreja que os «dispensou»”.

Os sínodos diocesanos são assembleias consultivas cujas decisões só podem ser publicadas com a autorização do bispo da diocese.

GI/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top