Cultura: Teatro do Ourives vai repor «Os Mistérios da Missa»

Lisboa, 07 Mar (Ecclesia) – A companhia Teatro do Ourives vai repor ‘Os Mistérios da Missa’, de Pedro Calderón de la Barca, padre e dramaturgo espanhol do século XVII, revelou o encenador do grupo, Júlio Martín.

Em declarações a transmitir hoje no Programa Ecclesia (RTP 2, 18h00), o responsável refere que a peça, com cerca de uma hora de duração, constitui uma “liturgia poética”, ao mesmo tempo que explica a sua simbologia “de forma pedagógica, bela e artística”.

O texto, que em 2010 serviu de base para a primeira actuação da companhia, em Lisboa, inclui-se nas dezenas de autos sacramentais escritos para serem representados nas ruas, por altura do Corpo de Deus, festa católica que exalta o sacramento da Eucaristia.

Entre Dezembro e Janeiro últimos, o Teatro do Ourives apresentou ‘Barioná’, a primeira peça escrita de Jean-Paul Sartre, “que só agora está a ser descoberta”, referiu.

‘Barioná’, que foi redigida quando o filósofo francês esteve preso na Alemanha, durante a 2.ª Guerra Mundial, tem “um cariz cristão fortíssimo” e é “dos textos mais belos que se escreveram” sobre o nascimento de Jesus, assinalou o encenador.

Sartre “proibiu sempre que fosse publicada e representada”, acrescentou Júlio Martín, que anunciou a sua reposição, embora sem adiantar datas.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top