Leiria-Fátima: Crianças e adolescentes da catequese envolvem famílias na preparação da Quaresma e Páscoa

Esquema prevê construção de espaço de oração dentro de casa

Lisboa, 03 Mar (Ecclesia) – A diocese de Leiria-Fátima quer envolver as famílias no ‘Canto da Caridade’, campanha especialmente dirigida a crianças e adolescentes da catequese, que tem como objectivo aprofundar o significado da Quaresma e da Páscoa.

De acordo com o esquema publicado no site da diocese, a iniciativa pretende também “reforçar a consciência das famílias como ‘Igreja doméstica’”, “cultivar a espiritualidade de caridade” e contribuir para que os agregados familiares reforcem a vinculação às paróquias, entre outros intuitos.

A dinâmica baseia-se nos textos da Bíblia proclamados nas missas de domingo entre o início da Quaresma (9 de Março, quarta-feira de Cinzas) e a Páscoa (24 de Abril), com os participantes a serem convidados a compor um local de oração em suas casas, cujo elemento inaugural é a cruz.

Nas semanas seguintes é proposta a inclusão de símbolos que acentuam a espiritualidade da Quaresma, período de 40 dias marcado pelo apelo ao jejum, partilha e penitência que serve de preparação para a Páscoa, festa principal do cristianismo.

Na terceira semana é sugerida a inclusão de um objecto que simbolize um poço, onde será depositado o dinheiro das renúncias feitas ao longo da Quaresma, a entregar ao Fundo Social Solidário, criado pela Igreja católica para acorrer aos mais necessitados.

A dinâmica prevê ainda o enriquecimento do espaço de oração com uma Bíblia, uma vela (alusão a Cristo como “luz do mundo”) e um ramo, evocando o domingo de Ramos, que antecede a Páscoa.

Ao mesmo tempo que a cada semana dispõem os símbolos, as crianças e adolescentes são desafiadas a envolver os familiares numa breve oração.

Os participantes podem também realizar actividades que complementam a vertente espiritual, como, no caso das crianças, desenhar, pintar e completar frases, ou, quanto aos adolescentes, responder a perguntas e concretizar uma das 14 “obras de misericórdia”, práticas de caridade que beneficiam em particular os mais carenciados.

Entre o início da 5.ª semana da Quaresma (10 de Abril) e a Páscoa, são sugeridas tarefas comuns para a infância e adolescência, a começar pela adesão à peregrinação da diocese ao santuário de Fátima.

No domingo de Ramos (17 de Abril), propõe-se a participação nas actividades da Semana Santa, que começa nesse dia, enquanto que para o domingo de Páscoa (ou dia em que é feita a visita pascal) é sugerido um momento de oração e a realização de “um gesto de respeito e de carinho para com a cruz”.

O esquema, inspirado pela carta pastoral ‘Chamados à caridade’, do bispo da diocese, D. António Marto, está disponível para transferência gratuita no site da diocese de Leiria-Fátima (em formato ‘pdf’ ou ‘word’), podendo ser aplicado, com adaptações, nas sessões de catequese ou durante as missas.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top