Leiria, 16 Fev (Ecclesia) – A diocese de Leiria-Fátima propõe aos católicos um itinerário para os dias da Quaresma, que se inicia este ano a 9 de Março, incluindo um «retiro popular» ao ritmo de um encontro por semana.
“Avivar a chama da caridade” é o tema da iniciativa desenhada pelo bispo diocesano, D. António Marto, cujos textos podem encontrar-se no sítio www.leiria-fatima.pt
“A iniciativa destina-se a todos os fiéis e mesmo a pessoas arrefecidas na fé”, assinala comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O bispo de Leiria-Fátima propõe que a Quaresma seja vivida mediante um grande “retiro do povo de Deus, sob a forma de encontros de «lectio divina» (leitura meditada da Bíblia, ndr), em grupos, quais células vivas de comunhão”.
Cada texto bíblico é acompanhado pelo testemunho da vida de alguns santos e de outras figuras: João de Deus, Vicente de Paulo, Teresa de Calcutá, Santa Isabel, o padre Américo e os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.
Além dos seis temas bíblicos, o guião inclui orientações pedagógicas sobre a leitura da Bíblia, sugestões de cânticos e outras indicações para quem se propõe orientar ou fazer o «retiro popular».
A Quaresma é um período de preparação para a Páscoa, maior festa do calendário cristão, com a duração de 40 dias, marcados pelo apelo ao jejum, à partilha e à penitência.
JG/OC