Jornada Mundial da Juventude, em Madrid, e segunda passagem por África são pontos altos da agenda de Bento XVI
O calendário das viagens que Bento XVI tem previstas para 2011, que incluem visitas a quatro países – Croácia, Espanha, Alemanha e Benim -, para além de quatro deslocações a dioceses italianas.
A Jornada Mundial da Juventude, em Madrid, e segunda passagem por África são, neste conjunto, os pontos altos da agenda papal.
A primeira viagem vai decorrer em solo italiano, com uma visita a Aquileia e Veneza, de 7 a 8 de Maio.
Bento XVI visita depois a Croácia, nos dias 4 e 5 de Junho, numa viagem em que vai visita o túmulo do beato Alojzije Stepinac, cardeal croata, mártir do regime comunista.
Duas semanas depois, a 19 de Junho, tem lugar a visita pastoral à diocese de São Marino-Montefeltro.
Em Agosto, acontece a terceira viagem de Bento XVI à Espanha, para participar na Jornada Mundial da Juventude, em Madrid, de 18 a 21 de Agosto.
O mês de Setembro tem duas viagens apostólicas marcadas: no dia 11, a Ancona (Itália), para a conclusão do congresso eucarístico internacional, e de 22 a 25 para a referida visita à Alemanha, com passagens por Berlim, Friburgo e Erfurt.
A 9 de Outubro, o Papa visita novamente uma localidade italiana, Lamezia Terme.
A última viagem prevista para 2011 será a segunda de Bento XVI a solo africano, tendo como destino o Benim, de 18 a 20 de Novembro, para a celebração dos 150 anos da evangelização deste país.
Nesta ocasião, o Papa vai entregar aos bispos africanos a exortação apostólica fruto do Sínodo especial para a África que decorreu no Vaticano, em Outubro de 2009.
Desde o início do pontificado, em Abril de 2005, Bento XVI fez 18 viagens apostólicas fora da Itália, incluindo uma visita a Portugal (11-14 de Maio de 2010).