Porto iluminado por «cordões de luz» no último dia do ano

Mais de 350 catequistas assinalaram bodas de prata e de ouro numa festa integrada na dinâmica da Missão 2010

Dois “cordões de” luz com velas, tochas e lanternas procedentes do Seminário de Vilar e do Marquês vão rumar à Avenida dos Aliados, no Porto, a partir das 17h00 do último dia do ano.

A iniciativa, promovida pelo Secretariado da Educação Cristã, termina entre as 18h30 e as 19h00 com uma oração pública naquela artéria da Baixa portuense, presidida pelo bispo diocesano, D. Manuel Clemente.

A directora daquele organismo, Maria Isabel Azevedo de Oliveira, reconhece que se trata de “uma data e hora difíceis porque ocorrem no princípio da noite da passagem de ano”, mas sabe que há “paróquias onde as crianças e adultos estão entusiasmadíssimos” para realizar a marcha.

“Imagino que o número de pessoas não será muito grande, mas será significativo para o que se pretende, que é dar a ver”, afirmou a responsável à Agência ECCLESIA.

A Igreja Católica pretende que os dois “cordões” sejam visíveis para “todas as pessoas que estão a sair dos empregos, que andam nas ruas e se deslocam para casa”, referiu Maria Isabel Azevedo de Oliveira.

O Secretariado da Educação Cristã é o responsável em Dezembro pelas actividades da “Missão 2010”, conjunto de iniciativas promovido pela diocese do Porto com o objectivo de anunciar a mensagem evangélica.

As duas marchas e a oração que a encerra integram-se num programa mais vasto, que este Domingo teve um dos seus pontos altos com o Jubileu dos Catequistas, celebração presidida na Sé por D. Manuel Clemente.

Na missa, que encheu a catedral, 365 catequistas celebraram as bodas de ouro e prata, assinalando 50, 25 ou mais anos ao serviço do ensino dos conteúdos da fé católica.

Na ocasião, alguns catequistas receberam diplomas dos cursos “Complementar” e “Geral”, correspondendo respectivamente a quatro e dois anos de formação.

Esta Segunda-feira começa a ‘Semana do Anúncio’, cuja principal iniciativa consiste na distribuição nas ruas, espaços comerciais e habitações do Porto dos 700 mil exemplares da mensagem de Natal redigida pelo bispo do Porto.

Continua a decorrer uma exposição e venda de pintura e escultura no Palacete dos Viscondes de Balsemão, que de acordo com a responsável pretende “integrar a arte” na “dinâmica” da Missão 2010.

A mostra contou com a colaboração de “artistas conceituados a nível de Portugal, que ofereceram, cada um, vinte obras”, explicou a coordenadora da Catequese da diocese do Porto.

Entre as iniciativas organizadas e sugeridas pelo Secretariado da Educação Cristã inclui-se uma “Novena do Menino”, a realizar pelas paróquias, além de cantares natalícios em espaços públicos.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top