Educação: Ministra nega que o Governo queira encerrar escolas

Ministra da Educação, Isabel Alçada, recusou hoje a ideia de que o Governo pretende encerrar escolas do ensino particular e cooperativo, mas defendeu que é necessário “rever alguns contratos” de associação.

Questionada pelos jornalistas, em Coimbra, Isabel Alçada disse que o Ministério da Educação está “a trabalhar para realizar alguns ajustamentos” nos contratos com estabelecimentos de ensino do sector particular e cooperativo.

“Nós não vamos encerrar escolas, vamos rever alguns contratos”, acrescentou.

Dezenas de pais, encarregados de educação, professores e alguns directores de escolas do ensino particular e cooperativo, vestidos de negro, esperaram Isabel Alçada, junto ao novo Conservatório de Coimbra, numa concentração que constituiu um protesto simbólico contra a legislação que altera o modelo de financiamento do sector.

Em Novembro, o executivo aprovou, em Conselho de Ministros, um decreto-lei tendo em vista a renegociação dos contratos entre o Ministério da Educação e as escolas particulares, para a “diminuição da despesa pública, no âmbito do esforço nacional de equilíbrio das contas públicas”.

A medida é justificada pelo facto de a rede de escolas públicas e a respectiva oferta “ter crescido significativamente”, pelo que o financiamento às escolas particulares e cooperativas “já não necessita de ser tão intenso como há uns anos”.

Redacção/Lusa

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top