Santo André aproxima cristãos católicos e ortodoxos

Papa deixa votos de que as duas igrejas possam «progredir no caminho em direcção à plena comunhão»

Uma delegação da Santa Sé participou hoje na solenidade de Santo André, patrono do Patriarcado ortodoxo de Constantinopla, denominação original da actual Istambul, na Turquia.

A comitiva, liderada pelo presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, participou na celebração presidida pelo patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I.

No encontro entre os dois prelados que decorreu após a liturgia realizada na igreja de Fanar, o cardeal Kurt Koch entregou uma mensagem escrita pelo Papa ao patriarca ortodoxo.

“Num mundo assinalado por uma crescente interdependência e solidariedade, somos chamados a proclamar com renovada convicção a verdade do Evangelho e a apresentar o Senhor Ressuscitado como a resposta às mais profundas questões e aspirações espirituais dos homens e mulheres de hoje”, escreveu Bento XVI.

“Para podermos ser bem sucedidos nesta grande tarefa – prossegue o texto – temos que continuar a progredir no caminho em direcção à plena comunhão”.

A deslocação anual a Istambul no dia 30 de Novembro, data que os calendários litúrgicos do Oriente e do Ocidente dedicam ao apóstolo Santo André – um dos doze discípulos de Jesus e irmão de São Pedro – é retribuída com uma visita de representantes ortodoxos a Roma, na festa de São Pedro e São Paulo, a 29 de Junho.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top