Braga: Paróquia de Barcelos defende novas dinâmicas pastorais

“Renovar metodologias para que estas dêem prioridade ao que é específico na atitude cristã e que passa pelo diálogo íntimo com Deus, gerador de pessoas felizes na comunhão de irmãos”.

Esta foi a linha orientadora que guiou a última reunião do Conselho Pastoral da Paróquia de Santa Maria Maior de Barcelos, e que juntou os 35 representantes da realidade cristã daquela região.

De acordo com um comunicado enviado à agência ECCLESIA, durante o encontro defendeu-se, por exemplo “a necessidade de uma dignificação do costume da ida aos cemitérios, nos primeiros dias de Novembro”.

“Numa sociedade onde o laicismo se impõe e os hábitos da fé se diluem”, pode ler-se no mesmo documento, “urge ajudar as pessoas a tomarem consciência de que ir ao cemitério deverá significar que se acredita que a vida não acaba, apenas se transforma”.

“A fé na vida eterna deverá gerar comportamentos diferentes no cemitério, como o silêncio ou o falar em tom moderado, e que a oração de sufrágio constituirá a atitude mais verdadeira” sustentam ainda os membros do Conselho Pastoral de Barcelos.

Numa altura em que nos estamos a aproximar do tempo natalício, foi sublinhado que “não há verdadeiro Natal sem o Menino Jesus”, pelo que, pelo terceiro ano consecutivo, o espaço nobre da cidade vai acolher a Tenda de Natal.

A paróquia aponta também como prioridade a dinamização da Procissão dos Passos, uma tradição religiosa que se vem perdendo, em algumas regiões do país.

Outras iniciativas, que pretendem contribuir para uma maior presença cristã no espaço público, dizem respeito à criação de um Gabinete de Imprensa, por parte do Conselho Pastoral de Barcelos, e à realização da Semana Bíblica, marcada para finais de Março, em 2011.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top