Vermoil viveu visita pastoral de D. António Marto

Os fiéis católicos da paróquia de Vermoil, no concelho de Pombal, participaram com vivo interesse e alegria na visita pastoral de D. António Marto, que decorreu de 4 a 7 de Novembro.

“Isto devia acontecer mais vezes, pois precisamos deste impulso para a nossa vida”, “sentimos muito mais ânimo”, diziam algumas pessoas no final do encontro com casais e no convívio final.

Também as crianças foram cativadas pela proximidade pessoal, calor e ternura de gestos e palavras do pastor espiritual, como se pôde observar no convívio final.

D. António Marto teve encontros com os diferentes colaboradores na vida e actividades da paróquia, com os idosos e doentes, os jovens, as crianças e os casais. Rezou, conviveu e jantou com as pessoas das comunidades da Ranha de S. João e de Matos da Ranha.

Encontrou-se também com os dirigentes associativos da freguesia, que lhe deram a conhecer as próprias iniciativas e receberam dele palavras de apreço e de estímulo, num reconhecimento do valor das associações para promover o bem estar, o desenvolvimento e a solidariedade das pessoas e da população.

Uma celebração significativa foi a Eucaristia e Santa Unção para doentes e idosos, que reuniu uma numerosa assembleia.

O Bispo de Leiria-Fátima falou-lhes a partir da sua experiência pessoal no cuidado do seu próprio pai e manifestou a sua alegria por poder conviver com estas pessoas em cujas rugas e sofrimentos via a beleza de vidas marcadas pelo amor,  a dedicação à família, ao trabalho e ao bem da comunidade.

Na sua catequese sobre o sacramento da Santa Unção, realçou o dom da graça de Deus que ele é para quem está em situação de grande fragilidade física e espiritual, pois através dele se implora o auxílio divino, o perdão dos pecados e o alívio dos sofrimentos.

Expressou ainda o reconhecimento a quantos cuidam e prestam assistência com amor competência às pessoas necessitadas de ajuda por causa da sua idade ou doença.

Pe. Jorge Guarda

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top