As comemorações dos 33 anos de existência da Diocese de Viana do Castelo arrancam este Domingo, 31 de Outubro, com uma concelebração eucarística, na Sé Catedral, às 11h00, presidida pelo novo pastor diocesano, D. Anacleto Oliveira.
A denominada Semana da Diocese, engloba um conjunto de actividades que centram a igreja diocesana num tempo de aprofundamento do significado de ser diocese, ainda que, por comparação às demais, relativamente jovem.
Na Quarta-feira celebra-se a Instituição Canónica da Diocese de Viana do Castelo, pelo Papa Paulo VI, a 3 de Novembro de 1977.
Nesse dia, ao final da tarde, às 18h00, D. Anacleto Oliveira retorna à Sé para presidir à Eucaristia de Acção de Graças pelo caminho realizado na construção da Igreja de Jesus Cristo.
O Seminário Diocesano recebe, a partir da manhã desse dia, o XVI Fórum Sacerdotal e as II Jornadas de Formação Permanente do Clero.
Ao longo de três dias, o teólogo Dionisio Borobio, orienta a formação para os sacerdotes da Diocese de Viana do Castelo abordando a problemática da iniciação cristã como processo de renovada evangelização.
Este professor catedrático de Liturgia e Sacramentos na Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia de Salamanca vai intervir seis vezes começando por definir os «novos delineamentos» do que é a iniciação cristã.
Após esta primeira intervenção, pelas 10h00, do dia 3, Borobio intervém ainda sobre o sacramento do Baptismo (às 11h30) e sobre o sacramento da Confirmação (às 14h30).
O segundo dia desta formação começa com uma intervenção sobre “primeira Eucaristia, primeira Penitência e Iniciação Cristã”, às 10h00, terminando com a intervenção de Dionisio Borobio sobre a “Família e Iniciação Cristã”.
No último dia, Sexta-feira, às 10h00, este especialista fala sobre a “Iniciação Cristã de Adultos: Catecumenado”. Este tempo de formação termina com a celebração eucarística na capela do Seminário Diocesano em sufrágio pelos sacerdotes falecidos na diocese.
No Instituto Católico de Viana do Castelo, às 10h00, realiza- se a abertura solene das aulas da Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas. Durante esta cerimónia intervém o padre Hermenegildo Faria, que vai fazer uma abordagem à ”Palavra de Deus na dinâmica do ciclo litúrgico”, numa altura em que a Igreja está prestes a recomeçar com o “Ano A” da liturgia.
No Domingo, dia 7, às 15h30, na Sé Catedral tem lugar o encerramento da Semana da Diocese. A missa terá a presidência do Bispo de Viana do Castelo, celebração esta em que os fiéis das diferentes comunidades e instituições apresentam o ofertório solene em favor da diocese.