Debate sobre crianças e jovens em risco

A Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Católica do Porto – em parceria com a Associação CrescerSer e a Santa Casa da Misericórdia do Porto (Colégio Barão Nova Sintra) – promove o 5º Encontro Técnico CrescerSer subordinada ao tema «Vinculação, Risco & Resiliência», a iniciativa decorre nos dias 14 e 15 de Outubro, no Campus da Foz.

Num período em que as estatísticas indicam que o número de crianças em risco ronda os “30 mil e a linha de ajuda do Instituto de Apoio à Criança recebe uma média de 10 denúncias diárias, é importante compreender de que forma os menores podem desenvolver-se positivamente, apesar de estarem expostos a condições negativas” – frisa um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O encontro constitui, assim, um espaço de reflexão sobre temáticas relacionadas com a vinculação, o risco e a resiliência, factores centrais para a construção de estratégias de intervenção adequadas.

Entre os oradores, destaque para Teresa Magalhães – directora do Instituto de Medicinal Legal do Porto e docente da Faculdade de Medicina do Porto – que centra a sua intervenção nos abusos sofridos pelos mais jovens. Já Ana Cardoso, investigadora do Centro de Estudos para a Intervenção Social, analisa de que forma a pobreza poderá colocar em risco um ambiente familiar. Os contributos da investigação da vinculação para a intervenção com menores em risco serão analisados por Isabel Soares, psicóloga e docente da Universidade do Minho.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top