Bispos exprimem voto de pesar pelo falecimento de D. Tomaz Silva Nunes

Substituição do prelado como presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã realiza-se provavelmente em Maio de 2011

A substituição de D. Tomaz Silva Nunes como presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã, cargo que ocupava à data do seu falecimento, será feita, provavelmente, em Maio de 2011.

O assunto vai ser abordado na próxima assembleia plenária dos bispos portugueses, marcada para os dias 11 a 13 de Novembro, mas o assunto só deverá ficar resolvido aquando da reunião agendada para Maio, afirmou à Agência ECCLESIA o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Morujão.

A decisão tem em conta o facto de nesse mês terminar o mandato trienal dos membros da CEP, incluindo presidente, vice-presidente, secretário e membros de todas as suas comissões, pelo que o programa da assembleia prevê a realização de eleições.

Caso esta decisão se concretize, a Comissão Episcopal da Educação Cristã vai ser coordenada por uma comissão até Maio de 2011.

Na reunião do Conselho Permanente da CEP realizada esta Terça-feira, em Fátima, foi formulado um voto de pesar pela morte, a 1 de Setembro, do bispo auxiliar de Lisboa e antigo secretário e porta-voz da Conferência Episcopal.

“Os bispos de Portugal, reunidos no seu Conselho Permanente, exprimem o seu profundo pesar pelo inesperado falecimento de D. Tomaz Silva Nunes. Queremos agradecer o testemunho da sua vida, toda entregue ao serviço da missão da Igreja com grande generosidade, inteligência e simplicidade”, refere a nota.

“Pedimos a Deus o seu descanso eterno e a sua intercessão pela renovação da Igreja ao serviço de todos, especialmente dos que mais sofrem e vivem com maiores dificuldades”, assinala o texto,

Para o padre Manuel Morujão, este voto de pesar “transmite, seguramente, o sentimento não apenas da Conferência Episcopal mas também da Igreja em Portugal, no seu conjunto”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top