Formação e actividades neste segundo dia na praia do Taboão
Centenas de jovens cristãos acolheram o convite de estar no festival jota deste ano. O dia de sábado foi preenchido por fóruns e workshops. Entre a formação e a diversão, a juventude colocava o seu entusiasmo nas actividades distribuindo gargalhadas no encontro com a natureza.
O dia de sábado, 24 de Julho, iniciava com sons de Taizé na oração da manhã que lançava os jovens para um dia recheado.
Os fóruns preencheram a manhã, levando os jovens a reflectir sobre temas como o Amor, as jornadas Mundiais da Juventude, a reconciliação ou as redes sociais. Os participantes tiveram a oportunidade de escolher dois fóruns do seu agrado.
Pedro Bandeira, da diocese de Aveiro, esteve presente no fórum sobre a reconciliação porque precisava de repensar este sacramento “é preciso tempo para nos deixarmos abrir à reconciliação e foi um fórum onde se desencadeou muitas questões interessantes.” Já a Sónia, da diocese do Porto, participou no fórum aprender a Amar e confessou que o tema leva os jovens a reflectir em algo que parece banal, “mas que aqui foi colocado de outra forma, facilitada e original”.
Já a tarde transformou-se em dinamismo neste espaço natural. Mergulho e canoagem no rio Coura, folclore minhoto em plena relva, btt a passar a grande velocidade, hipismo, dança (na foto) e tiro ao alvo podiam ser vistas por quem passasse na praia fluvial do Taboão.
No hipismo a Agência ECCLESIA encontrou a Susana e Miguel, da diocese do Algarve, que aproveitaram este workshop para andar pela primeira vez de cavalo. Ambos concordavam ser “animado e mais fácil do que pensavam.”
Já ao som de concertinas e castanholas Carla Lima classificava como “uma experiência engraçada” o workshop de folclore. Esta voluntária do jota e da diocese de Viana do Castelo tirou alguns minutos do dia para participar desta actividade “uma vez que nos ensina o folclore das nossas origens.”
O final da tarde foi embalado pelos acordes das bandas participantes do “teu palco”, concorrentes ao prémio revelação do Festival Jota 2010.
Pela relva os jovens estendem as toalhas e descansam ao som desta música de inspiração cristã a fim de retemperar forças para mais uma noite de concertos.
Na noite de sábado são esperados os grupos Anima Christi, Raffaele Giacopuzzi, Coração profético, João Pedro Neves e Brotes de Olivo para mais um rol de concertos.