Famalicão: Arciprestado em vigília de oração pelas vocações

No próximo dia 18 de Julho, às 15h30, a cripta do Sameiro acolhe a ordenação presbiteral de cinco candidatos da Arquidiocese de Braga.

Os candidatos ao Presbiterado são oriundos de quatro Arciprestados da Arquidiocese, entre eles o Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, de onde é natural o Diácono Jorge Manuel Carneiro Ferreira, mais concretamente da paróquia de Riba D’Ave.

Os outros Arciprestados que apresentam candidatos ao sacerdócio são Esposende, Guimarães e Vila Verde.

Refira-se ainda que dois dos restantes quatro candidatos realizaram o seu estágio pastoral no Arciprestado de Vila Nova de Famalicão ao longo dos últimos meses: o Diácono João Paulo Brito da Costa na Unidade Pastoral de Vila Nova de Famalicão e o Diácono Paulo Jorge Brás de Sá na Unidade Pastoral de Esmeriz, Cabeçudos e Palmeira.

Como forma de dinamizar e celebrar este acontecimento foi elaborado um esquema para a realização de uma Vigília de Oração pelas Vocações e pelas Ordenações Presbiterais em todos os Arciprestados da Arquidiocese.

No dia 15 de Julho (Quinta-feira), às 21h30, num sinal inequívoco de comunhão, própria do ser e do viver em Igreja, toda a Diocese estará, simultaneamente, a rezar, pedir e a agradecer a Deus pelo dom das Vocações na Igreja.

No caso do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, a Vigília realizar-se-á na Igreja Paroquial de Riba D’Ave, por tratar-se da paróquia de origem de um dos candidatos ao Presbiterado, tal como já referido acima.

Este momento de oração tem como tema de fundo “Confio e nada temo”, baseando-se em dois valores ressaltados pelo Papa Bento XVI, na sua recente visita a Portugal. Coragem e confiança foram palavras fortes deixadas pelo Sucessor de Pedro: A fidelidade à própria vocação exige coragem e confiança, mas o Senhor quer também que saibais unir as vossas forças; sede solícitos uns pelos outros, sustentando-vos fraternalmente”.

No fim da vigília, para a qual se convoca toda a Igreja Arquidiocesana, em cada Arciprestado que se realizar a vigília, terá lugar uma liturgia convivial, uma singela confraternização, com todas as pessoas.

O Arcipreste de Vila Nova de Famalicão, o Pe. Mário Martins, corroborando o convite lançado pela Arquidiocese, refere também que “é importante que cada cristão, chamado à vocação do amor e do serviço fraterno pelo Baptismo, se associe a este momento de oração e de festa para toda a Igreja de Braga, rogando ao Senhor que nunca falte a coragem para seguir a Sua voz e a confiança que nasce do acolhimento da Sua Palavra àqueles que abraçaram ou se preparam para abraçar com toda a sua vida a vocação sacerdotal. Só assim, responderemos também ao chamamento de Jesus, assumindo fielmente a vocação, a que fomos chamados, de leigos comprometidos com toda a Igreja, e poderemos viver a alegria ímpar própria deste momento, agradecendo e louvando a Deus por continuar a chamar jovens para o serviço do seu Povo.”

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top