Macamo destaca bom ritmo de desenvolvimento do país, que tem como maior inimigo a pobreza
Presente em Portugal em visita oficial a convite da Presidência da Assembleia da República Portuguesa, Verónia Macamo, Presidente da Assembleia da República de Moçambique, acompanhada pelo seu marido e por duas dezenas de membros do Parlamento de Moçambique, esteve, ao final da manhã de hoje, em visita ao Santuário de Fátima, onde foi recebida pelo reitor P. Virgílio Antunes.
Verónica Macamo, durante a recepção oficial realizada no edifício da Reitoria, descreveu ao Reitor do Santuário de Fátima o “bom ritmo” que vive Moçambique e falou-lhe do principal objectivo para o futuro do país. “Todos os planos em desenvolvimento têm um objectivo que é a erradicação da pobreza”.
“Em Moçambique estamos em paz há 16 anos. Sentimos que é uma paz duradoura porque as forças políticas estão todas empenhadas. Elegemos a pobreza como maior inimigo de Moçambique”, afirmou Verónica Macamo, que está em Portugal acompanhada por representantes de todas as bancadas parlamentares.
Por sua vez, o Padre Virgílio Antunes destacou com satisfação que efectivamente chegam a Portugal notícias de que o país vive em paz, informação que é muito bem recebida pelo povo e pela Igreja de Portugal. O próprio Santuário, disse o Reitor, acompanha e mantém boas relações com a Igreja Moçambicana, estando a instituição a estudar “formas de apoio para o desenvolvimento do grande santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima em Moçambique, o Santuário de Fátima em Namaacha”.
“Em Fátima sempre se rezou pela paz, desde os tempos das guerras em Moçambique e Angola, como por Timor. Continuamos a rezar pelo povo de África, porque acreditamos que as nossas orações chegam a Deus. Pedimos para o Mundo aquilo que é essencial: a paz”, disse o Reitor.
Durante a visita-guiada, em que todo o grupo pôde conhecer os vários lugares do Santuário de Fátima, a Presidente da Assembleia da República de Moçambique rezou, na Basílica, junto dos túmulos de Francisco, Jacinta e Lúcia, e na Capelinha das Aparições. No tocheiro, colocou velas a arder.
Verónica Macamo encontra-se em Portugal numa altura em que Portugal e Moçambique fazem o balanço dos planos de cooperação em vigor entre ambos os países. Além de vários encontros com dirigentes políticos, a Presidente da Assembleia da República de Moçambique foi recebida em audiência pelo Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva.
LeopolDina, Reis Simões, Sala de Imprensa do Santuário de Fátima