Rua dedicada ao primeiro Bispo de Lubumbashi

Por ocasião do centenário da evangelização da província de Katanga, sudeste da República Democrática do Congo, as autoridades locais decidiram dedicar uma rua de Lubumbashi, capital da província, a Jean-Félix Hemptine, primeiro Bispo da cidade.

O Pe. Jean-Félix Hemptine, monge beneditino da Abadia de Saint-André-lez-Bruges na Bélgica, chegou em 1910 em Elizabethville, actual Lubumbashi, com seus irmãos. De seguida, tornou-se Vigário apostólico, Prefeito apostólico, e enfim, foi consagrado Bispo. Morreu em 1958, deixando a recordação de um Bispo dinâmico. Como membro do conselho provincial, recomendou a política de assimilação, inspirada em valores cristãos e na administração política directa, na qual brancos e negros tivessem os mesmos direitos. Na época, o Congo era uma colónia belga, prestes a tornar-se independente.

Por ocasião do centenário de evangelização, Pe. Germain Kasonde, histórico, Vigário da catedral de “São Pedro e Paulo”, escreveu um livro, intitulado “Dom Jean de Hemptine Felix, fundador da Prefeitura apostólica e do Vicariato Apostólico de Katanga. A visão política e as obras sociais de Katanga industrial 1910-1958”.

As celebrações do centenário concluir-se-ão a 15 de Agosto de 2010. O arcebispo de Lubumbashi, D. Floribert Songasonga Mwitwa, auspicia que este seja um ano de agradecimento pelo dom do Evangelho, que chegou com os primeiros missionários, que enfrentaram dificuldades, como a natureza hostil daquelas terras.

Com «Agência Fides»

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top