Colégio Português em festa com o Papa

A viagem de Bento XVI a Portugal será também um momento de festa para a casa que acolhe os padres do nosso país que encontram a fazer estudos pós-graduados em Roma.

O Pe. José Cordeiro, Reitor do Pontifício Colégio Português, assinala que a instituição “tem uma relação muito estreita com o Papa e com Fátima, com Portugal”.

Os alunos que se encontram na capital italiana têm acompanhado “o ritmo de preparação que se tem vivido” em Portugal e “tudo aquilo que se está a fazer” para receber Bento XVI, assegura este responsável.

O sacerdote da Diocese de Bragança-Miranda irá cumprir a tradição e deslocar-se a Portugal para acompanhar pessoalmente a visita do Papa.

“Na história do Pontifício Colégio Português, as visitas do Santo Padre ao nosso país foram sempre acompanhadas muito de perto, não apenas por causa da presença física do Reitor”, refere.

O Pe. José Cordeiro destaca ainda o contributo específico que tem sido e será dado à comunicação social, com “várias entrevistas aos padres portugueses que trabalham no Vaticano, a maior parte dos quais são antigos alunos do Colégio”.

“Da nossa parte há um acompanhamento muito próximo, como não poderia deixar de ser, sobretudo ao nível espiritual”, acrescenta.

A bênção da primeira pedra das actuais instalações da instituição aconteceu a 13 de Maio de 1967, em Fátima, quando Paulo VI se tornou o primeiro Papa a visitar Portugal.

O Pontifício Colégio Português foi fundado em 1900 pelo Papa Leão XIII e hoje tem como missão alojar clérigos que de Portugal ou de outras nações, enviados pelos seus bispos ou superiores para realizar estudos superiores eclesiásticos.

A instituição depende da Santa Sé e da Conferência Episcopal Portuguesa, sendo o Reitor nomeado pela Santa Sé através da Congregação da Educação Católica, sob proposta dos Bispos de Portugal.

O Pe. José Cordeiro, 42 anos, é Reitor desde 2005, tendo antes exercido funções de vice-reitor durante quatro anos, e fala do Pontifício Colégio Português como uma estrutura de “vanguarda” para os padres de 13 países que ali vivem, neste momento.

Bento XVI visita Portugal de 11 a 14 de Maio, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.

Octávio Carmo, da Agência Ecclesia, em Roma

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top