Coro do Santuário animará celebrações da peregrinação do Papa a Fátima

Oitenta vozes formam o coro, em actividade há quase 30 anos

O Coro Adulto do Santuário de Fátima vai animar as celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de Maio, nos dias 12 e 13, que este ano serão presididas pelo Papa Bento XVI.

São 80 vozes a cantar, a juntar às dos muitos milhares de peregrinos que se espera que venham a acolher o Papa neste santuário nacional português dedicado a Nossa Senhora.

Este coro, que tem a seu cargo a animação das principais celebrações no Santuário, tem como bases para o início da sua história a chegada à instituição, em meados dos anos 50, do organista Dr. Gregório.

“O primeiro e grande impulsionador da música litúrgica no Santuário, o Dr. Gregório, iniciou uma programação nova, mais actualizada. Em latim ou gregoriano, as celebrações de domingo eram animadas pelas vozes dos alunos dos seminários menores em Fátima e, nos dias 12 e 13, de Maio a Outubro pela Schola Cantorum do Seminário Maior de Leiria”, recorda o Pe. Artur Oliveira, capelão do Santuário agora responsável pela área.

“Foi nessa altura que o Concilio Vaticano II introduziu a liturgia em língua vernácula. Começaram uns esboços de animação celebrativa das missas dominicais, com a ajuda de um grupo de voluntárias, entre as Servas de Nossa Senhora de Fátima e de empregadas do Santuário. O repertório era muito exíguo, de adaptações de língua estrangeira, foram-se preparando-se as colecções de cânticos, passando por dossiers, folhetos de vésperas, etc.”, acrescentou o sacerdote.

O Pe. Artur Oliveira, actual responsável pela secção de Música Sacra do Serviço de Pastoral Litúrgica, iniciou em 1977 no Santuário o trabalho de ensaio e preparação de cantores. Em final dos anos 70, as vozes femininas eram preparadas em Fátima e as masculinas no Seminário Maior de Leiria.

Na década seguinte foram recrutados alguns homens de Fátima para integrar este coro e assim nasce o coro misto do Santuário de Fátima, ao qual, desde os anos 90, se associam nas peregrinações aniversárias as vozes do grupo corais paroquiais de Ourém e Alburitel.

Além dos momentos marcantes no Santuário, pela animação das principais peregrinações, este coro integra na sua história alguns outros trabalhos importantes. Um dos mais recentes foi a animação das celebrações do Cinquentenário do Santuário de Cristo Rei.

Leopoldina Simões, Sala de Imprensa do Santuário de Fátima

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR