Jornalista diz que este é um «privilégio» que não pediu mas que aceita «com toda a boa-vontade»
[[v,d,983,Isabel Teixeira da Mota]]A jornalista Isabel Teixeira da Mota foi nomeada Porta-Voz da Coordenação-geral da Visita de Bento XVI a Portugal, um «privilégio» que não pediu «nem pediria», mas que aceita «com toda a boa-vontade para estar ao serviço daquilo que a Igreja» lhe pede nesta altura.
Com a missão de divulgar a mensagem oficial da estrutura central que prepara a Viagem Apostólica do Papa a Portugal, Isabel Teixeira da Mota não vê surpresas no facto de a escolha ter recaído numa mulher.
«Porque não uma mulher? As mulheres têm tido uma participação muito importante e relevante em toda a história da Igreja», sublinhou, referindo que na fundação da própria Igreja está uma mulher, a Mãe de Jesus.
Recordou também que nas mais recentes Viagens Apostólicas de Bento XVI, casos do Brasil e República Checa, a função de porta-voz foi entregue a mulheres, pelo que a Coordenação-geral da Visita a Portugal decidiu seguir esses exemplos.
[[v,d,984,Isabel Teixeira da Mota]]Quanto ao que se espera da viagem do Papa, a porta-voz recordou o lema desta deslocação («Contigo caminhamos na Esperança – Sabedoria e Missão»), referindo que se aguardam de Bento XVI «palavras de sabedoria», como tem sido hábito, e que o Pontífice Romano confirme os cristãos católicos na sua missão neste mundo: «de nos convertermos e de anunciar a beleza do amor de Deus».
Isabel Teixeira da Mota sublinhou ainda que se aguarda,«neste momento particular que o país vive», que Bento XVI seja portador de «palavras de grande esperança, de grande ânimo».
Licenciada em Sociologia (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 1995) e pós-graduada em Ciência Política (ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Lisboa, 2004), Isabel Teixeira da Mota tem colaborado como voluntária em numerosas iniciativas da Igreja, de âmbito pastoral, cultural e social.
Jornalista, colaborou n’A Capital (1996-1997) e escreve no Jornal de Notícias desde 1998, tendo publicado trabalhos nas secções de Política e Sociedade e, mais recentemente, Cultura e Media, actividade que interrompeu agora para colaborar na comunicação institucional da Viagem Apostólica de Bento XVI a Portugal, assumindo a função de Porta-Voz da Coordenação-Geral.
O Papa visita Portugal de 11 a 14 de Maio, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.