Lisboa: Aumenta o número de crianças e jovens que querem estar com o Papa

Tolerância de ponto pode contribuir para que o número de inscritos aumente bastante nas próximas semanas

Cerca de 1800 crianças, 1100 adolescentes e 500 jovens dos 15 aos 30 anos já se inscreveram nas actividades propostas pelo Patriarcado de Lisboa para acompanhar a visita do Papa.

O Pe. José Miguel Pereira explicou à Agência ECCLESIA que a mobilização da infância e juventude, que até agora tem sido feita sobretudo em colégios e escolas, foi afectada pela indefinição quanto à concessão da tolerância de ponto aos funcionários públicos em Lisboa.

Muitos catequistas e responsáveis de grupos de jovens desconheciam se era preciso usar dias de férias para se ausentarem do trabalho e os mais novos não sabiam se teriam de faltar às aulas.

A partir do fim desta semana espera-se que aumente o ritmo de inscrição dos grupos de catequese e movimentos juvenis, embora o sacerdote continue a não querer avançar com uma previsão do número de crianças e jovens que vão estar envolvidos nas iniciativas.

A recusa é justificada pelo facto de o director do Sector de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa ignorar como tem decorrido a mobilização nas paróquias e também porque alguns organismos manifestaram a intenção de participar mas ainda não se inscreveram.

Para a marcha entre a Praça Marquês de Pombal e o Terreiro do Paço, marcada para as 15h30 do dia 11 de Maio, vai haver grupos preparados para arrancar com cânticos, sendo este o único detalhe combinado já que o principal objectivo da caminhada é torná-la “um testemunho de festa jovem, muito espontâneo”, diz o sacerdote.

Depois da missa, marcada para as 18h15, os jovens dirigem-se para a Nunciatura Apostólica (Av. Luís Bívar), onde entre as 21h20 e as 22h15 vão dar a “Boa Noite ao Papa”.

Durante este tempo serão lidos dois ou três textos relacionados com o serviço realizado pelos sucessores do apóstolo Pedro, intercalados por “uma música festiva e forte” que ajude “a afirmar a fé no sinal da unidade que o Papa representa”, refere o Pe. José Miguel Pereira.

“E depois é calarmo-nos na esperança de que ele nos possa dizer alguma coisa”, conclui.

As crianças e adolescentes que pretendam participar nas iniciativas ligadas à visita de Bento XVI organizadas pelo Patriarcado de Lisboa podem inscrever-se através dos Serviços diocesanos da Catequese e do Ensino Religioso, enquanto que os jovens entre os 15 e 30 anos devem registar-se no site http://www.eu-acredito.net/.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top