A Câmara Municipal de Loulé aguarda milhares de peregrinos para as celebrações de Nossa Senhora da Piedade (Mãe Soberana), padroeira da cidade, que decorrem entre 15 e 18 de Abril.
O momento mais significativo da festa, considerada a “maior manifestação religiosa a Sul de Fátima”, vai acontecer este Domingo, com a procissão do regresso da imagem mariana ao seu santuário.
O programa começa às 10h00 com a missa na igreja de S. Francisco, seguindo-se, uma hora mais tarde, a procissão da imagem da Nossa Senhora da Piedade até ao Largo do Monumento Eng. Duarte Pacheco, onde às 11h45 se celebra uma eucaristia dirigida sobretudo a crianças e jovens.
Às 16h00, o bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, preside a uma missa campal junto ao monumento Engenheiro Duarte Pacheco.
Depois da celebração começa a “grande procissão”, com os vivas à imagem mariana a marcar o percurso entre as ruas do centro de Loulé e o Santuário.
Oito homens vestidos de calças e opas brancas vão carregar o pesado andor da padroeira através de uma colina íngreme, ao ritmo acelerado da música da banda filarmónica.
As festividades da Mãe Soberana, que remontam ao séc. XVI, começam com um Tríduo a 15, 16 e 17 de Abril, que assinala o Dia dos Colaboradores, do Idoso e do Doente, da Família e dos Jovens.