Organizações católicas debatem cooperação global

Primeiro Encontro Nacional da Rede Fé e Desenvolvimento decorre em Fátima

Responsáveis de várias organizações católicas vão reunir-se em Fátima, de 9 a 11 de Abril, o 1.º Encontro Nacional da Rede “Fé e Desenvolvimento”.

Trata-se de um projecto de advocacia social promovido pela Fundação Evangelização e Culturas (FEC) em parceria com a Campanha do Milénio das Nações Unidas em Portugal (Objectivo 2015).

No culminar de uma primeira fase deste projecto, o Encontro decorrerá no Centro Francisco e Jacinta Marto, com cerca de 30 participantes, representando 11 Dioceses e grupos/movimentos católicos muito diversos.

Segundo os organizadores do evento, “num ano em que passam 10 anos da assinatura da Declaração do Milénio das Nações Unidas e faltam 5 anos para o cumprimento dos 8 Objectivos do Milénio de luta contra a pobreza extrema, surge a urgência de iniciar esta plataforma de sensibilização/acção”.

A Rede Fé e Desenvolvimento foi lançada em Setembro de 2009 pela FEC, com o apoio da Campanha do Milénio das Nações Unidas em Portugal, tendo como objectivo sensibilizar e mobilizar a Igreja em Portugal para as questões do desenvolvimento global.

Após vários encontros “Fé e Desenvolvimento”, de reflexão e lançamento desta iniciativa nomeadamente nas dioceses Braga, Évora, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco e Bragança, este Encontro “será um ponto de partida para um projecto comum, redescobrindo o sentido e a forma de mobilizar a Fé ao serviço do Desenvolvimento”.

Uma questão de fundo a reflectir no encontro é como é que os católicos são “chamados a intervir e podemos intervir na construção de uma sociedade em que todos têm lugar e direito a desenvolver-se”.

A Rede Fé e Desenvolvimento vai lançar nesta ocasião uma plataforma virtual – www.redefedesenvolvimento.org -, espaço de partilha de respostas a esta questão central.

A Fundação Evangelização e Culturas é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento criada em 1990 pela Igreja Católica em Portugal.

Integra a “Coopération Internationale pour le Développement et la Solidarité” (CIDSE), confederação internacional de 16 organizações católicas de cooperação para o desenvolvimento, com um âmbito de acção orientado para a discussão e influência sobre políticas de desenvolvimento junto de instituições internacionais.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR