Brasil: Deputados reconhecem papel da Campanha da Fraternidade na formação da solidariedade

A Câmara dos Deputados do Brasil realizou esta Terça-feira uma sessão solene referente à Campanha da Fraternidade Ecuménica, que este ano é dedicada ao tema “Economia e Vida”.

Na sessão participaram representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do país.

A intervenção do vice-presidente da Câmara, Marcos Maia, foi reveladora da importância que a iniciativa alcançou nos 46 anos de existência.

“O respeito e a importância desta Campanha, que ao longo de décadas contribui para formação da identidade solidária e cristã do povo brasileiro, faz com que nós [deputados] paremos tudo o que estivermos a fazer para a honrar”, afirmou Marcos Maia.

O assessor político da CNBB, Pe. Ernanne Pinheiro, recordou que a iniciativa aborda sempre temas relacionados com a vida e a dignidade humana, ao mesmo tempo que une o Brasil “com a palavra e os ensinamentos de Cristo”.

O deputado Chico Alencar salientou que a Campanha de 2010 questiona o modelo económico dominante e contribui para a revisão de uma vida baseada no lucro, na acumulação de bens e na exploração do trabalho.

A Campanha da Fraternidade, que se realiza na Quaresma, foi lançada em 1964, tendo assumido o objectivo de sensibilizar a sociedade e a Igreja para problemas concretos do país.

O tema do próximo ano, “Fraternidade e a vida no planeta”, será acompanhado pelo lema “A criação geme em dores de parto”, extraído da Carta aos Romanos, texto bíblico do Novo Testamento.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top