A Sala de Imprensa do Vaticano anunciou as celebrações da Semana Santa que serão presididas por Bento XVI.
No dia 28 de Março, Domingo de Ramos, o Papa participará na 25.ª Jornada Mundial da Juventude, dedicada ao tema “Bom mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?”.
Na celebração, que começará às 8h30 (hora de Lisboa) na Praça de São Pedro, Bento XVI abençoará as palmas e os ramos de oliveira e, no fim da procissão, presidirá à missa da Paixão do Senhor.
Às 8h30 de Quinta-feira Santa, o Papa celebrará a Missa Crismal na Basílica de São Pedro com os cardeais, bispos e presbíteros diocesanos e religiosos presentes em Roma.
No mesmo dia assinala-se o início do Tríduo Pascal, com a celebração da Missa da Ceia do Senhor, que ocorrerá às 16h30 na Basílica de São João de Latrão.
Durante a eucaristia, na qual o Papa lavará os pés a doze padres, os participantes entregarão uma contribuição para a reconstrução do Seminário de Port-au-Prince, no Haiti.
No final da missa far-se-á a transladação do Santíssimo Sacramento para a Capela da Reposição.
Na Sexta-feira Santa, Bento XVI presidirá à celebração da Paixão do Senhor, na Basílica de São Pedro, pelas 16h00.
Pelas 20h15 começará a Via-sacra, no Coliseu de Roma, no termo da qual o Papa se dirigirá aos fiéis e concederá a Bênção Apostólica.
No Sábado, 3 de Abril, a Basílica de São Pedro recebe, às 20h00, a Vigília Pascal, que começará com a bênção do fogo novo, no átrio.
No Domingo de Páscoa, às 9h15, o Papa presidirá à missa na Basílica de São Pedro, local de onde concederá, no termo da celebração, a bênção “Urbi et Orbi”.
Nota: Hora de Lisboa (mais uma em Roma)