D. António Luciano presidiu às Festas de Nossa Senhora do Castelo

Mangualde, 08 set 2026 (Ecclesia) – O bispo de Viseu apelou hoje à adoção de medidas estruturais de apoio familiar, falando durante a Missa das Festas de Nossa Senhora do Castelo.
D. António Luciano alertou que a sociedade deve promover “políticas de natalidade favoráveis, que combatam a desertificação do Interior”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA pelo Gabinete de Informação da diocese.
O prelado estendeu a sua preocupação ao panorama global, considerando urgente travar o avanço de “uma humanidade dilacerada pela violência, pelas guerras e pelas mortes”.
O responsável católico desafiou os crentes a edificarem “uma nova civilização de amor”, projetando a partir das próprias casas um sinal de esperança comunitária.
A Eucaristia decorreu no concelho de Mangualde e foi antecedida por uma procissão iniciada no Largo da Igreja da Misericórdia, sob o acompanhamento da Banda Filarmónica de Lobelhe do Mato.
D. António Luciano pediu aos milhares de peregrinos que entregassem no “coração de Nossa Senhora” os doentes e “os pobres, os utentes da Santa Casa”.
As celebrações encerraram quatro dias de programa cultural e religioso, coincidindo com a festa litúrgica da Natividade de Maria.
OC
