Braga: D. Delfim Gomes apela à solidariedade e ao amor «sem cálculo»

Bispo auxiliar presidiu à romaria de Porto de Ave

Foto: Diário do Minho

Braga, 07 set 2026 (Ecclesia) – D. Delfim Gomes, bispo auxiliar de Braga, presidiu este domingo à Eucaristia solene da romaria de Nossa Senhora de Porto de Ave, na Póvoa de Lanhoso, apelando aos fiéis para que assumam uma atitude permanente de serviço ao próximo.

“Há sempre mais um irmão que é preciso amar e acolher. Há sempre mais um gesto de solidariedade que é preciso fazer”, afirmou o prelado na freguesia de Taíde, sublinhando que “a nossa dívida de amor nunca está paga” e que a “caminhada de amor nunca está concluída”.

Segundo informação do ‘Diário do Minho’, publicada pela página da Arquidiocese de Braga, D. Delfim Gomes apresentou a Virgem Maria como “sentinela da humanidade” que, ao longo de várias gerações, “guardou famílias, acompanhou sofrimentos, sustentou esperanças, inspirou gestos de reconciliação”.

O responsável católico apontou que a vida das comunidades deve ser recentrada no essencial, advertindo que “o cristão é aquele que, como Cristo, ama sem cálculo, sem contrapartidas, sem limites, sem medida”.

Perante o santuário repleto de peregrinos, o bispo auxiliar clarificou que “a verdadeira devoção não está naquilo que lhe possamos oferecer, mas na caridade que somos capazes de viver e testemunhar”, descrevendo Nossa Senhora como “a ponte que une, nunca o muro que separa”.

O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, enalteceu a festividade por estar “inserida num património histórico e religioso que é único” no concelho, destacando o impacto da romaria.

O pároco de Taíde, padre Augusto Freitas Baptista, fez um balanço positivo da celebração, referiram que a dimensão espiritual “foi muito marcante, através dos nove dias da novena, em que o santuário ficou repleto” para escutar uma pregação com “exemplos muito concretos e muito práticos do dia a dia”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top