Leão XIV manifestou proximidade aos que sofrem com «efeitos contínuos» do «desastre»

Indonésia, 17 ago 2026 (Ecclesia) – O Papa enviou hoje uma mensagem de solidariedade às vítimas do sismo de magnitude 7,7 na escala de Richter que atingiu a Indonésia no sábado e reza pelas equipas de socorro envolvidas nas operações de resgate.
“Sua santidade o Papa Leão XIV ficou profundamente entristecido ao tomar conhecimento da devastação causada pelo terramoto na região de Nusa Tenggara Oriental, e oferece a garantia da sua solidariedade espiritual e proximidade aqueles que sofrem os efeitos contínuos deste desastre, em especial aos inúmeros deslocados e feridos”, pode ler-se no telegrama.
O texto assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, explica que o pontífice “incentiva as autoridades eclesiásticas e cívicas a continuarem a prestar assistência humanitária e reza pelas equipas de emergência envolvidas nos esforços de recuperação”.
“Ao entregar os falecidos à misericórdia amorosa de Deus Todo-Poderoso, o Santo Padre invoca as bênçãos divinas de consolo e força”, conclui a mensagem dirigida ao arcebispo de Ende, D. Paulus Budi Kleden.
Um sismo de magnitude 7,7 na escala de Richter atingiu a costa da Indonésia durante a madrugada de sábado e provocou o desabamento de edifícios, matando pelo menos 54 pessoas, de acordo com informação divulgada pelo portal do Vaticano.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, citado pela Agência Lusa, o abalo atingiu a região indonésia das Flores, a uma profundidade de 10 quilómetros, às 05h58, hora da Indonésia, e o seu epicentro foi localizado a 68 quilómetros a noroeste da cidade de Ende.
O terramoto também provocou um alerta de tsunami, que foi depois cancelado.
De acordo com a Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia (BMKG), citada pelo Vatican News, a atividade sísmica continua intensa na região; até à manhã desta segunda-feira, registaram-se 1.624 tremores secundários, com magnitudes entre 1,3 e 6,2.
O bispo D. Siprianus Hormat, da Diocese de Ruteng, uma das áreas mais afetadas, disse, aos meios de comunicação do Vaticano, que o terramoto na região indonésia das Flores “trouxe enorme sofrimento”, mas que é precisamente na fragilidade que é possível sentir a “presença da graça de Deus”.
“O que resta é destruição e ruínas, lágrimas e profunda tristeza”, afirmou, sobre o rasto de destruição, destacando, ainda assim, que Deus trará “um novo amanhecer na escuridão do terramoto”.
A Diocese de Ruteng distribuiu imediatamente ajuda de emergência através das paróquias, tendo sido fornecidas tendas para os desalojados e retirados os pacientes do hospital regional.
O diretor executivo da Caritas Indonésia, Fredy Rante Taruk, explicou que a Conferência Episcopal da Indonésia, liderada pelo seu presidente, o arcebispo D. Antonius Bunjamin Subianto, expressou seu total apoio às operações de ajuda humanitária.
“Este desastre convida-nos a agir com amor e solidariedade cristã”, afirmou padre Taruk, citado pelo ‘Vatican News’.
A organização ativou o nível 3 (laranja) de resposta e mobilizou membros para avaliar os danos, recolher dados e coordenar as operações de socorro, tendo sido estabelecidos postos de ajuda humanitária nas quatro dioceses mais afetadas: Ende, Maumere, Ruteng e Labuan Bajo.
“A Caritas está mobilizando todas as partes da Igreja para trabalharem juntas, fortalecerem a colaboração e apoiarem-se umas às outras, a fim de responder a esta situação humanitária de forma rápida e eficaz”, disse o diretor executivo da Caritas Indonésia, resumindo a intervenção com a frase “Uma Igreja, uma resposta”.
LJ
