Vaticano/Cultura: Primeira Trienal de Arte das Universidades Católicas passa por Lisboa e tem marca portuguesa

Nuno Crespo é o curador-chefe da iniciativa, que visa «refletir sobre o papel da educação universitária, das relações humanas e do conceito de empatia»

Foto Agência Ecclesia/HM

Cidade do Vaticano, 07 ago 2026 (Ecclesia) – O Vaticano anunciou hoje o arranque da primeira edição da Trienal de Arte das Universidades Católicas, que vai passar pelo Rio de Janeiro, Santiago, Bogotá, Boston, Milão, Lisboa e Luanda, sob o tema ‘Exercises in Empathy’ (Exercícios de empatia).

“Concebida como um projeto coletivo dedicado à criação artística, à investigação científica e ao diálogo, a Trienal explora o papel da arte na abordagem das questões mais urgentes do nosso tempo através de exposições, encomendas artísticas, publicações e programas públicos”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA pelo Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé.

A iniciativa reúne uma rede internacional de universidades e de diversos agentes para “refletir sobre o papel da educação universitária, das relações humanas e do conceito de empatia”.

A partir da recente encíclica ‘Magnifica Humanitas’, de Leão XIV, a Trienal de Arte das Universidades Católicas pretende “aprofundar, no espaço público, este debate em torno da salvaguarda da dimensão humana”.

O cardeal português D. José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, recorda que, quando o Papa João Paulo II, naquela que é considerada a Magna Carta das Universidades Católicas, as descreveu como centros de criatividade e de irradiação, estava a formular um programa que “cada época é chamada a concretizar com renovada energia”.

“A universidade, enquanto comunidade educativa, reforça a capacidade humana de criar — de gerar novas ideias, de organizar aquilo que antes parecia fragmentado, de imaginar novas versões do mundo — e deve ser entendida como um convite à participação num ato de cocriação, e não como um mero exercício técnico de repetição”, assinala a nota de imprensa.

Foto: Vatican Media

O português Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da UCP, é o curador-chefe deste projeto global, designado por ‘ART CUT’.

“A Trienal ART CUT – Trienal de arte das universidades católicas – ambiciona ser uma vasta conversa, uma conversa sonhada por sua eminência o cardeal Tolentino de Mendonça e que se realizará em múltiplas geografias, com uma equipa vasta e em diálogo com diversas instituições,” referiu Nuno Crespo, na apresentação do projeto, no contexto do Jubileu do Mundo Educativo, em outubro de 2025.

A iniciativa passar pela UCP, em Lisboa, entre 12 de outubro e 15 de dezembro de 2026, com a participação de vários artistas.

OC

Partilhar:
Scroll to Top