Iniciativa promovida pela Diocese quer levar a Igreja «mais longe», diz D. Manuel Clemente
A Diocese do Porto quer fazer deste ano um momento especial na vida da Igreja local, por força da dinâmica implementada pelo Bispo da Diocese e os seus mais directos colaboradores, através da iniciativa “Missão 2010. Corresponsabilidade para a Nova Evangelização”.
A Missão 2010 é uma dinâmica que quer envolver todos os diocesanos na chamada Nova Evangelização. Cada mês é conduzido por um desafio, que lança o tema para desenvolver ao longo dos dias.
Segundo D. Manuel Clemente, esta iniciativa não procura nada de extraordinário, apenas mostrar à sociedade aquilo que já acontece na Diocese do Porto, lembrando nas suas 477 paróquias e em centenas de associações, movimentos e congregações religiosas, todos os dias.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, o Bispo do Porto sublinha que “a Missão 2010 tem um objectivo e um esquema muito simples”.
“Em relação ao objectivo, as comunidades cristãs da diocese do Porto vão um pouco mais longe e mais fundo naquilo que já fazem habitualmente. Essa é a finalidade. Ganha uma dinâmica missionária: que aquilo que fazem, celebram e realizam seja mais projectado. Chegue a mais gente. Não se trata de fazer coisas novas, mas ir mais longe naquilo que se faz”, adiantou.
D. Manuel Clemente assegura que “queremos chegar a Dezembro de 2010 e notarmos que existe uma intencionalidade muito maior de transportar o Evangelho às diversas zonas da nossa sociedade e cultura”.
Evento mundial
O Pe. Américo Aguiar, coordenador-geral da Missão, assinala que o dia 28 de Maio de 2009 foi o “momento alto” da “pré-preparação da Missão 2010”. Nesse dia, D. Manuel Clemente apresentou à comunidade diocesana o esboço da programação proposta.
“Ficou bem claro para todos que o programa apresentado não fechava a capacidade de iniciativa das comunidades. Pelo contrário, as indicações programáticas apresentadas queriam ser catalisadoras das programações locais, sublinha o Vigário Geral da Diocese.
Este responsável explica que “a metodologia da Missão 2010 é a seguinte: cada mês tem uma palavra-chave que pretende, tanto quanto possível, resumir a dinâmica principal do respectivo mês. Os Secretariados Diocesanos apresentam, para cada mês, uma actividade de referência. As palavras-chave e as actividades referência foram salientadas das vivências culturais próprias de cada mês”.
O Pe. Américo Aguiar conduz o leitor por cada mês do ano, apresentando as dinâmicas que se desenham e os principais acontecimentos programados.
As dinâmicas mensais podem ser acompanhadas pelo site oficial da Diocese (www.diocese-porto.pt). Além de uma actividade de referência por cada mês – de que se destaca, naturalmente, a passagem de Bento XVI pelo Porto, a 14 de Maio deste ano – o dinamismo da iniciativa passa pelo que se fará em cada comunidade, num plano mais particular.
“Nenhum agente pastoral local, vicarial ou diocesano, foi capaz de adivinhar ou arriscar a programação do dia 14 deste mês. Temos a alegria de ser confirmados na Missão, em plena Missão 2010, pelo Papa Bento XVI, na nossa Cidade do Porto. A temática anunciada para a celebração portuense não podia ser mais ajustada: «A Igreja é Missão». Com o Papa, a Cidade, a Diocese, o País, a Igreja toda, lançaremos mais alto e mais longe as sementes da Nova Evangelização”, indica o coordenador-geral da Missão.
Iniciativas locais
[[v,d,815,Canto das Janeiras]]A dimensão paroquial é sublinhada pelo Pe. Amaro Gonçalo, Pároco de Nossa Senhora da Hora, Matosinhos: “Sacudimos o frio, que sentimos, lá por fora, com a alegria das Janeiras. A grande surpresa é que não andávamos a pedir, para nada, nem para coisa nenhuma. Apenas, a causa do Evangelho e por causa dele”.
“Vamos agora, mês a mês, responder ao desafio. O que é preciso, nesta Paróquia de Nossa Senhora da Hora, (como em tantas outras) é dar-se conta do tempo novo e do vinho novo, que já não se aguenta, em antigas práticas e odres velhos. Lembro a todos, que é preciso dizer, lá no seu íntimo: «Chegou a minha Hora». É a minha vez! Comigo, com os outros, para os outros, «Igreja é Missão»”, acrescenta.
Neste Dossier do semanário Agência ECCLESIA recorda-se ainda que de 13 de Fevereiro, Sábado, a Terça-feira próximo mês, milhares de jovens de toda a Península Ibérica e de vários outros países vão reunir-se no Porto para celebrar as “Fontes da alegria”, respondendo assim ao apelo da Comunidade de Taizé.
A iniciativa partiu de D. Manuel Clemente, que convidou os irmãos de Taizé a levarem a “Peregrinação de Confiança através da Terra” ao Porto neste ano de missão para a sua Diocese.
“Este será, certamente, um Carnaval que vai marcar o espírito da cidade do Porto, espalhar alegria pelos cantos da cidade, da experiência de hospitalidade proporcionada pelas famílias à descoberta de iniciativas que visam dar um rosto mais humano à sociedade”, indica Romana Fresco, da equipa do Encontro Ibérico.