Vaticano: Papa alerta para perseguições contra cristãos, pedindo resistência pacífica

Leão XIV convida a «responder ao ódio com amor, à arrogância com mansidão, ao desânimo com perseverança»

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 21 jun 2026 (Ecclesia) – O Papa alertou hoje, no Vaticano, para a perseguição contra cristãos, apelando a uma resposta pacífica perante a violência e a intimidação.

“Hoje também é um desafio permanecer fiéis aos ensinamentos de Jesus e anunciar a sua Palavra: responder ao ódio com amor, à arrogância com mansidão, ao desânimo com perseverança”, desafiou Leão XIV, falando desde a janela do apartamento pontifício, antes da oração do ângelus.

A intervenção dominical destacou que as primeiras comunidades cristãs “tinham de enfrentar hostilidades e perseguições, tal como ainda hoje acontece a tantos cristãos em vários lugares do mundo”.

Perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, o Papa evocou a hostilidade enfrentada por várias comunidades católicas, convidando todos a confiar em Deus, perante sentimentos de “cansaço” ou “medo”.

“Esta relação dá-nos a força para não desistirmos e para continuarmos a transmitir a todos, em todas as circunstâncias, a sua mensagem de esperança, amor e paz. O mundo tem tanta necessidade disso”, indicou.

Leão XIV propôs a adoção de momentos de “quietude” no meio das exigências diárias.

“Não se deve pensar que a contemplação seja uma experiência exclusiva, reservada a alguns santos ou aos monges e eremitas”, clarificou.

Isto torna-nos pessoas cada vez mais dotadas de uma fé sólida e consciente e, consequentemente, apóstolos credíveis e livres, homens e mulheres capazes de refletir a luz do Evangelho em todos os ambientes e em todas as situações da vida”.

Leão XIV destacou que o anúncio do Evangelho é, “antes de mais nada, a partilha de um encontro pessoal com Jesus, único para cada um”.

O Papa encerrou a sua reflexão com um convite à oração: “Que a Virgem Maria nos ajude a ser discípulos missionários do Senhor Jesus, cada um segundo a sua vocação”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top