Vivências ecuménicas em Portugal

Programa da Igreja Católica na Antena 1 assinala semana de oração pela unidade dos cristãos. Domingo há emissão conjunta com o COPIC

As Igrejas cristãs vivem, de 18 a 25 de Janeiro, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, naquela que representa a grande referência para a prática do diálogo ecuménico entre nós.

O Programa da Igreja Católica na Antena 1 assinala esta semana com diversas histórias de vivência do ecumenismo nos mais diversos âmbitos.

O Movimento Ecuménico é hoje um dado adquirido para os cristãos em geral. Afirmou-se primeiro fora da Igreja Católica, mas desde o Vaticano II que os católicos se encontram também empenhados, a todos os níveis, em promover a unidade visível entre todos os cristãos.

A celebração mundial deste tempo de oração começou na Igreja Episcopal (Anglicana), nos EUA, em 1908, por iniciativa do Reverendo Padre Paul Wattson. O espaço temporal compreendia as festas litúrgicas da cátedra de São Pedro e do apóstolo São Paulo.

“É preciso recordar que o movimento ecuménico moderno começou praticamente no seio do protestantismo”, refere José Eduardo Borges de Pinho, docente da Faculdade de Teologia.

[[a,d,793,Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos – Prof. Borges de Pinho]]Nas décadas de 1930 e 1940, o Pe. Paul Couturier, deu um novo sentido ao Oitavário. Para este sacerdote francês, a iniciativa deveria invocar “não apenas uma unidade espiritual”, mas que os cristãos rezassem também “pela unidade tal qual Jesus a quis”.

O professor catedrático considera que é importante “não confundir actividade missionária com proselitismo”. A primeira enquadra-se na transmissão da fé aos outros, e nesse sentido “todo o cristão é missionário”. Mas esta atitude não implica necessariamente que “o outro – o protestante, ortodoxo – entre na Igreja Católica”, explica.

Dinamismos jovens

Têm ritos próprios, cânticos diferentes e celebrações distintas mas acreditam em Jesus Cristo da mesma forma, confiando que é o exemplo a seguir. João Luís Fontes pertence ao grupo ecuménico juvenil, a nível nacional, e conta como é possível sentir a união de diferentes Igrejas, uma fonte enriquecedora de experiências, “surpreendentes pela positiva” e “muito gratificantes”.

Integrado na organização do Fórum Ecuménico Jovem, que se vem a realizar há alguns anos de forma itinerante, acredita que é preciso ir mais longe. A diferença não se colocou como barreira e os gestos e oração eram o toque de Deus para cada um.

Chegar a todos dando a conhecer o sentido do caminho pelo ecumenismo pode ser um novo objectivo. João confessou ainda ter um desejo: “Que as pessoas se deixem desafiar, mesmo aqueles para quem isto parece uma coisa secundária”, indo rezar com os outros para que “os cristãos se reconciliem entre si”.

[[a,d,803,Grupo ecuménico]]Irene Moreira faz parte de um grupo ecuménico composto por jovens das três igrejas cristãs de maior referência no Porto: Católica, Metodista e Lusitana.

Em Outubro, o grupo começa a preparar-se para participar no Fórum Ecuménico Jovem, realizado a nível nacional. Em Dezembro ensaiam os Cantares de Natal, que apresentam numa das principais ruas da cidade. Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos organizam uma oração conjunta, que conta com a presença da hierarquia das três Igrejas.

“Na minha presença como cristã, não tenho que dar testemunho de ser católica. Tenho que ser, sim, um testemunho de Jesus Cristo”, assegura Irene Moreira.

Ecumenismo musical

[[a,d,798,CD Ecuménico – Rui Aleixo]]A estadia em Taizé “marcou profundamente” a vida de Rui Aleixo. No silêncio e na música que caracterizam aquela comunidade ecuménica “podemos estar todos numa só voz. E não há nada que nos separe”.

A experiência levou-o a envolver-se na produção do primeiro CD ecuménico, lançado em 2003. O projecto resulta de um trabalho conjunto entre as Igrejas Católica, Presbiteriana, Metodista e Lusitana.

“Ninguém sente que não está a cantar a sua fé”, diz Rui Aleixo. “Em geral – acrescenta – não se nota uma separação clara no estilo e na forma da música.”

Entretanto prepara-se um segundo disco ecuménico. Sete anos depois, Rui Aleixo acredita que este projecto “está mais maduro”.

Na vida a dois

[[a,d,799,Casal ecuménico]]“Para nós, o fundamental é Cristo”. É nesta convicção que se baseia o casamento entre Pedro e Elisabete. Ele é pastor de uma comunidade protestante. Ela faz parte do grupo de catequistas de uma paróquia católica.

Quando ambos falam sobre aspectos “mais confessionais”, procuram “compreender o ponto de vista do outro”.

A oração em comum é proferida às refeições. “Sigo sempre um rito mais católico”, refere Elisabete. “Geralmente termino sempre as minhas orações com o ‘Glória ao Pai’; o Pedro diz ‘em nome de Jesus Cristo” e ambos respondemos ‘Ámen!”.

As emissões deste Programa acontecem às 06h00 de Domingo e às 22h45, de Segunda a Sexta-feira, sempre disponíveis na página www.agencia.ecclesia.pt/radio

Durante o Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos, o ecumenismo acontece também na rádio. No próximo Domingo, o Programa “A Fé dos Homens” conta com uma emissão conjunta da Igreja Católica e do Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC), partilhando ideias, debates sobre a unidade, projectos que aproximam os que acreditam em Jesus Cristo.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top