Igreja/Migrações: CEPAC promove encontro sobre «INTEGRAR COMunidade»

Lisboa, 16 jun 2026 (Ecclesia) – Num contexto marcado pelo debate sobre migração, por sua vez desafiado “pelo aumento da polarização, xenofobia e discriminação”, o Centro Padre Alves Correia (CEPAC) promove, 17 de junho, entre as 14h30 e as 17h30, o encontro “INTEGRAR COMunidade”.
A iniciativa que vai decorrer nos Jardins do Bombarda (Lisboa) reunirá “decisores políticos, especialistas, sociedade civil e pessoas migrantes em torno de boas práticas de integração”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Ao longo da tarde, três painéis temáticos vão colocar em destaque “boas práticas de proximidade, mediação intercultural e abordagem multidimensional, promovendo o debate sobre respostas eficazes à integração e sobre o papel da sociedade civil na implementação das medidas políticas neste domínio”.
O encontro contará com representantes da Administração Pública, academia, setor empresarial e organizações da sociedade civil, encerrando com a participação do Secretário de Estado Adjunto da Presidência e da Imigração, Rui Armindo Freitas.
Promovido no âmbito do projeto ComUnidade 2.0 – CLAIM Lisboa-Estrela, cofinanciado pelo Programa FAMI 2030 e pela União Europeia, o encontro pretende destacar os resultados da intervenção deste CLAIM e realçar a importância do investimento na integração.
“Com intervenção nos concelhos de Lisboa, Barreiro, Amadora, Sintra e Loures, o CLAIM Lisboa-Estrela, apoiou, de janeiro de 2024 até maio de 2026, 1.446 pessoas nacionais de países terceiros, com um total de 8.019 atendimentos realizados e 204 pessoas beneficiárias de orientação profissional individual”, refere a nota.
Às 17h30, terá lugar a inauguração do Percurso Sonoro “VOZES”. A instalação convida o público a ouvir dez histórias de vida de pessoas migrantes acompanhadas pelo CLAIM Lisboa-Estrela, acompanhadas por fotografias de João Ferreira.
O seu objetivo é “desafiar preconceitos e promover o encontro e a empatia enquanto caminho para uma sociedade mais acolhedora, inclusiva e coesa”.
O percurso estará patente nos Jardins do Bombarda até 30 de junho, disponível em Português e Inglês.
LFS

