Uma montanha para subir, vontade de rezar e desejo de partilhar: foi assim a peregrinação ao Santuário do Senhor da Serra, em Semide, que o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Coimbra organizou no dia 10 de Janeiro.
A frase “Faz-te ao caminho” enquadrou o percurso de cerca de 200 jovens vindos de vários grupos e paróquias da diocese. A iniciativa, que evocou o Ano Sacerdotal proclamado por Bento XVI, recordou aos participantes a missão de ser, com Cristo, parte de uma Igreja viva.
O trajecto para o Santuário fez-se também de paragens. Os grupos constituídos para a caminhada detiveram-se em quatro pontos do itinerário para, em forma de jogo, responderam a perguntas sobre o que significa ter uma missão sacerdotal. Durante as pausas os jovens elaboraram uma Oração Colecta e rezaram pelos párocos e paróquias da diocese.
Se o cansaço e o frio partilhados foram já uma forma de celebração, tudo fez ainda mais sentido com a vivência da Eucaristia, no Santuário, com a comunidade do Senhor da Serra. A missa, preparada com a ajuda do grupo de jovens local, foi um momento de alegria e partilha. O espaço envolvente foi decorado, tendo sido preenchidos todos os locais disponíveis.
Os participantes experimentaram o silêncio e a comunhão com Deus. Foi uma celebração dinâmica e envolvente, que confirmou o papel dos jovens na Igreja e no sacerdócio comum. Foi um “Sim” claro à missão que Cristo deixou.
A peregrinação terminou com o almoço partilhado.
Com Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil – Coimbra