«Peregrinação de Confiança através da Terra» fará escala no Porto

No Carnaval são esperados milhares de jovens

De 13 a 16 do próximo mês de Fevereiro, milhares de jovens de toda a Península Ibérica e de vários outros países vão reunir-se no Porto para celebrar as Fontes da alegria, respondendo assim ao apelo da Comunidade de Taizé.

A iniciativa partiu de D. Manuel Clemente  (http://www.taize.fr/pt_article9052.html), que convidou os irmãos de Taizé a levarem a «Peregrinação de Confiança através da Terra» ao Porto neste ano de missão para a sua Diocese, em que todos são chamados a empenhar-se em «Corresponsabilidade para a Nova Evangelização».

A «Peregrinação de Confiança» foi lançada em 1978 pelo irmão Roger, o fundador da Comunidade de Taizé. Nos últimos anos, teve como etapas encontros europeus em Lisboa (2004), Milão (2005), Zagreb (2006), Genebra (2007), Bruxelas (2008), um encontro asiático em Calcutá (2006), um latino-americano em Cochabamba (2007), um africano em Nairobi (2008) ou um ibérico em Sevilha (2009).

No final do ano passado reuniu 30.000 jovens em Poznan (http://www.taize.fr/pt_article9688.html). Esta peregrinação consiste antes de mais numa atitude de encontro, com Cristo Ressuscitado e com os outros.

Graças aos tempos de oração comunitária, cada um torna-se disponível para Deus. Através da partilha e da hospitalidade, todos aceitam ultrapassar barreiras e diferenças, de forma a poderem acolher-se e enriquecer-se mutuamente.

Os jovens peregrinos que chegarão ao Porto no sábado de Carnaval para participar no próximo Encontro Ibérico serão acolhidos em casas de famílias da região, de Matosinhos a Gaia, da Maia a Gondomar.

Durante as manhãs do Encontro, haverá tempo para rezar, meditar e conhecer a realidade concreta das paróquias acolhedoras. As comunidades lusitana e metodista juntaram-se à Diocese do Porto neste acolhimento simples e fraterno proporcionado aos jovens peregrinos. «A que tipo de felicidade aspiro?»; «O que posso fazer para que outras pessoas encontrem uma alegria de viver?» ou «Como podemos acolher com disponibilidade e abertura as dúvidas e a revolta daqueles que não acreditam?» são algumas das perguntas que vão interpelar os jovens durante estes momentos de partilha, que terão lugar em cerca de quarenta paróquias da região (http://www.taize.fr/pt_article9127.html).

No domingo de manhã, depois da participação na celebração eucarística da paróquia, os jovens são convidados a almoçar com as famílias de acolhimento. Nas tardes de domingo e segunda-feira serão propostos vários encontros temáticos. Desta forma, cada participante poderá escolher o tema que vai mais ao encontro dos seus próprios interesses. Estes workshops vão abranger temas espirituais, sociais, culturais ou artísticos. «A fé não diz apenas respeito a um espaço religioso. Nada que afecte a qualidade de vida nos pode deixar indiferentes. A investigação científica, a expressão artística, um empenho político, sindical ou associativo, podem ser formas de servir a Deus.» – escreve o irmão Alois, sucessor do irmão Roger, na «Carta da China» (http://www.taize.fr/IMG/pdf/100pt.pdf), que será distribuída a todos os participantes.

Na segunda-feira ao início da tarde, uma oração comunitária terá lugar em quatro igrejas históricas do centro da cidade. As igrejas de S. Lourenço,  de S. Bento da Vitória, da Trindade e de S. João Novo, cheias de jovens, acolherão todos os que se queiram juntar a eles para este momento de oração meditativa e de louvor.

As orações da noite, às 21 horas no Dragão-Caixa, serão os pontos culminantes do programa de sábado, de domingo e de segunda-feira. O irmão Alois, prior de Taizé, fará uma meditação em cada uma destas orações.

O programa detalhado do Encontro Ibérico no Porto estará disponível em www.taize.fr/porto  no início de Fevereiro. Nas duas semanas que precedem o Encontro Ibérico, de 1 a 13 de Fevereiro, dois irmãos de Taizé e um grupo de jovens voluntários vão animar uma oração quotidiana no centro do Porto. Todos os que estiverem interessados são convidados a partilhar estes momentos de paragem, que serão um apoio e um apelo a permanecer enraizados nas Fontes da alegria cristã: de segunda a sexta-feira às 19 horas na igreja de S. José das Taipas (Rua Doutor Barbosa de Castro, 4050-090 Porto).

Comunidade de Taizé

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR