Igreja: Paulo Chaves Mendes é o primeiro salesiano coadjutor nomeado diretor de uma comunidade na Província Portuguesa

Leigo consagrado, de 64 anos, assume a direção dos Salesianos do Funchal

Paulo Chaves Mendes

Lisboa, 06 jun 2026 (Ecclesia) – Paulo Chaves Mendes foi nomeado diretor da comunidade salesiana do Funchal, tornando-se o primeiro salesiano coadjutor a assumir este serviço na história da Província Portuguesa Salesiana, foi esta sexta-feira anunciado.

“A nomeação foi aprovada pelo reitor-mor dos Salesianos no âmbito da renovação dos serviços de animação e governo para o próximo triénio e representa um marco significativo na vida da Província Portuguesa de Santo António”, pode ler-se no comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana lembra que “esta nomeação concretiza uma orientação reforçada pelo Capítulo Geral 29 da Congregação”, que “reafirmou a igual dignidade e a complementaridade das duas formas de viver a única vocação salesiana consagrada: como salesiano presbítero e como salesiano coadjutor”.

Em março do ano passado, foi aprovado, ad experimentum, a possibilidade de nomeação de irmãos leigos consagrados para o cargo de diretor de comunidade.

Na comunicação enviada à Província, o provincial dos Salesianos em Portugal, padre Tarcízio Morais, destaca que “mais do que uma novidade organizativa, este passo exprime a riqueza do carisma de Dom Bosco, que chama cada salesiano, segundo a sua vocação específica, a assumir responsabilidades na animação da comunidade e da missão”.

Paulo Chaves Mendes, de 64 anos, desempenhará a sua missão na comunidade salesiana do Funchal, dando continuidade ao trabalho educativo, pastoral e social desenvolvido pela congregação junto dos jovens da Madeira.

Segundo informam o Salesianos, o novo diretor da comunidade nasceu em Calvão (Chaves), frequentou o aspirantado salesiano em Arouca e Mogofores, o pré-noviciado no Porto e o noviciado em Arouca; fez a primeira profissão em 1982 e a profissão perpétua em 1988.

Ao longo dos anos serviu a missão salesiana em várias presenças e funções: Manique, Mogofores, Vila do Conde, Porto, Lisboa, Estoril e Évora; foi assistente e professor, diretor de ciclo, diretor pedagógico, coordenador de Pastoral e administrador.

Desde 2022, Paulo Chaves Mendes assumia a função de diretor pedagógico dos Salesianos do Funchal.

Para além desta novidade, o reitor-mor aprovou também a nomeação dos seguintes diretores: padre João Chaves – Salesianos do Estoril; padre Luís Almeida – Salesianos de Manique; padre Joaquim Taveira – Salesianos de Mogofores; padre Álvaro Lago – Salesianos de Setúbal.

Para o Conselho Provincial foram nomeados: padre João Chaves Mendes como vigário provincial; padre Juan Freitas, conselheiro e delegado para a Pastoral Juvenil; padre Artur Pereira, conselheiro; padre Luís Almeida, conselheiro; padre David Teixeira, conselheiro.

A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana é composta por 10 presenças e a sede provincial.

Os Salesianos têm cinco escolas no continente, uma na ilha da Madeira e uma em Cabo Verde, na ilha de São Vicente.

Tendo como carisma “ser sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres”, a Província Portuguesa da Sociedade Salesiana tem como missão a educação, promoção e evangelização dos jovens; a educação para a fé nos meios populares, sobretudo através da comunicação social; bem como a atividade missionária.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top